CRÔNICA DE GUTO DE PAULA: OS PITORESCOS. - Tv Web Barreiras

Notícias Recentes

11 de mai de 2017

CRÔNICA DE GUTO DE PAULA: OS PITORESCOS.

Hoje não farei uma crítica, mas sim uma homenagem ao povo dessa cidade que representa seu maior e mais significativo acervo. 

Alguém pode até perguntar por que hoje? O que existe de especial acontecendo hoje para que se faça uma homenagem ao povo de Barreiras? Mas, convenhamos o melhor e mais significativo presente é aquele que recebemos aleatoriamente sem data definida e sem razão e sem por quê? 

Quando falo de Barreiras não me refiro apenas a sua beleza natural, e ao fato de ter um rio maravilhoso como o de Ondas e estar localizada num vale cercado por duas imensas serras tanto a do Mimo quanto a da Bandeira. Morros protetores por onde corre livre o Rio Grande. Falo de seu povo e da energia mágica dessa cidade acolhedora. 

Falo das personalidades que aqui habitam com sua característica especial, com suas estórias e com sua noção e conceitos tão extraordinários. Tudo porque tenho observado que ano após ano estamos perdendo nossas figuras pitorescas. 

A juventude atual não conheceu Nicanor do Boa, Kolinos, Badú e tantos outros que aqui viveram e se tornaram notáveis. Poucos ainda sabem a importância do artista plástico Randesmar, muito menos quais são as obras de Agamenon. Não conhecem os trabalhos teatrais de artistas como Jorge e Osmar. Do poeta e letrista Kleber do cordéis de Pinta Machado e Holanda. 

Quase ninguém se lembra da professora Prizilinaque na pratica tradicional de ensinar ainda usava a palmatoria, mas muitos de seus alunos alcançaram grande sucesso profissional e não dão a devida importância ao acervo histórico de Ignez Pita. Mas essas personalidades existem ainda e apesar do esquecimento ainda contribuem para enriquecer a história dessa terra. 

Quem já se preocupou em ir a casa de João do Biriba, sentar no alpendre e escutar as lorotas e anedotas que falam de uma Barreiras que há bem pouco ainda existia? Quem frequenta o Bar no Marcelo, o bar onde só amigos se encontram? Pois apareçam por lá fica ao lado de Zé Tininha que sempre tem uma história nova para contar. 

Todo esse pessoal conheceu Barreiras quando ainda a energia só funcionava até nove da noite. Todo esse pessoal já marcou encontro na Praça das Corujas, já pediu lanche no Leleú, e já viu o sineiro puxar a corda do campanário da igreja matriz. 

Tem recorrido a Biblioteca de Otacilio da Frabca ou buscado justiça no seu conhecimento de rábula. Quiçá conhecido O Colega Lins balançando a pança. 

Resistindo ao tempo contamos ainda com o violão de Vieirinha, com as aulas do professor Nem e a tradicional família Fernandes que conhecem a fundo a escala musical. 

E cantando a historia de todo um povo a Nau de Papel seque sua trajetória e resiste ao modernismo sem romance. Na voz de Ane Rose, Matiniano e Kleber sobre a supervisão de um Rivelino que hoje é anjo ou uma nova estrela no firmamento. 

Cultura é cultivar a lembrança de todo esse povo, de gente que partiu para o andar superior, mas não pode ficar no esquecimento. Coisa que há muito tempo a fotografa Jose da Barreirinhas vem fazendo há muito tempo resgatando a lembrança dessas figuras pitorescas que no seu pequeno fazer fizeram muito para que esse terra se tornasse tão acolhedora. 

Com certeza devo ter se esquecido de muita gente e peço perdão por minha ignorância, mas fico feliz por ter conhecido Zé Preto e seu trabalho na areia do Rio Grande cujos muitos prédios de Barreiras guardam ainda suor de seu rosto. 

Só sei que ao debruçar-me ás vezes no parapeito do cais para ver o novo Por de Sol, lembro-me de todos eles. Essa espécie de cultura que quero ver preservada, vendo a Casa da Cultura reativada com a Banda 26 de Maio abrindo espaço. 

Colunista Guto de Paula / Tv Web Barreiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.