CRÔNICA DE GUTO DE PAULA: COISAS QUE MUDAM E COISAS QUE PERMANECEM. - Tv Web Barreiras

Notícias Recentes

16 de mai de 2017

CRÔNICA DE GUTO DE PAULA: COISAS QUE MUDAM E COISAS QUE PERMANECEM.

Pouco a pouco o centro da cidade está tomando um aspecto diferente. As obras de recuperação de nossas principais ruas estão recebendo um tratamento diferenciado. A pintura de faixas e da sinalização horizontal tem proporcionado um aspecto bem positivo ante o descaso proporcionado por administrações passadas. 

Muita coisa ainda precisa ser feita por bairros que foram totalmente esquecidos cujas ruas e acesso é ainda muito difícil. Todavia a promessa de que em breve essas obras irão acontecer começa a trazer ou refazer a esperança de que tantos anos de esquecimento poderão agora ser recompensados. 

Os reflexos da sinalização horizontal estão ordenando o transito no centro da cidade, mas também estão ajudando a perceber que existe uma nova ordem de comportamento e todos os que não estão obedecendo a essa sinalização estão passíveis de receberem inesperadas multas. È preciso observar que quando se estabelece uma faixa dupla ao longo das ruas não é mais possível estacionar ao contrario do sentido estabelecido. Não se pode mais parar em fila dupla coisa muito comum quando as ruas estavam esburacadas e sem qualquer tipo de sinalização. Muito menos estacionar na diagonal e interromper o fluxo de transito. 

Os condutores de veículos devem adaptar-se a nova ordem de comportamento que está sendo estabelecida pois ela está prevista no código de transito e foi esquecida pela falta de sinalização e pelo abandono da pavimentação imposta por gestões passadas. 

Agora é pensar que essas inovações devem acontecer também na recuperação física das escolas, estejam elas no centro da cidade ou na zona rural. Pensar no transporte escolar seguro e regular, no oferecimento da merenda escolar com regularidade e consistência. 

Pensar no atendimento dos postos de saúde e em uma marcação de consultas que não seja seletiva como costuma acontecer. E enfim estabelecer que as mudanças precisam acontecer não apenas na aparência e da superficialidade mas precisam se tornarem ações seguras que estabeleçam mudanças relevantes nos setores considerados primordiais. 

É fato que isso não aconteceu como deveria acontecer em outros mandatos, mas enfim dessa vez o povo acreditou em uma mudança e ela precisa acontecer em todas as questões que exigem maior atenção e melhor desempenho.

O braço administrativo deve se estender não penas pela recuperação das ruas, mas por todas as situações que surgirem. Por exemplo, essa questão tão impopular que é o aumento de tarifas dos coletivos. Se faz um estudo necessário e transparentes das planilhas de custos da empresa que presta serviços de transportes coletivos. Fazer uma analise realista onde esteja considerado as questão das distancias e das condições de transporte que sejam comparadas com outras cidades onde o transporte é ainda um fator de grande complexidade. 

Examinar também a questão de quando esse serviço foi licitado, que condições foram estabelecidas para que o trabalho fosse oferecido. Quais os compromissos da empresa que presta serviços devem acontecer. Pois sem esse estudo não é possível aceitar que o aumento de tarifas tenha acontecido e passado com tanta facilidade pela prefeitura, pela câmara de vereadores de forma tão rápida e surpreendente. 

O compromisso dos vereadores não será de se render as vontades do gestor público, mas sim de defender os interesses da população. Coisa que sinceramente não está acontecendo. A Câmara atual pelo comportamento da maioria dos seus legisladores está se colocando como um departamento ou secretaria da prefeitura e não como o órgão fiscalizador de seus atos. É sendo assim nada aconteceu de mudança nessa casa legislativa que historicamente tem se rendido aos interesses do poder estabelecido. 

A crônica de hoje é dedicada a Dona Francisquinha do Lar de Emmanuel.

Colunista Guto de Paula/ Tv Web Barreiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.