0
Aconteceu na última segunda-feira (29), a 2ª etapa do UPB Debate, que teve como tema “Novo modelo de regulação e pactuação de saúde já”. O evento realizado no auditório da sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), tratou de assuntos relacionados aos Consórcios Regionais de Saúde, PPI e Sistemas de Regulação.

Além do Conselho Estadual de Saúde da Bahia (COSEMS/BA), representado pelo vice-presidente, Raul Molina, também estiveram presentes o presidente da UPB, Eures Ribeiro, a assessora de Planejamento e Gestão (APG) da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Joana Molesine, a Secretária Executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Municípios do Oeste da Bahia – CIS/UMOB-, Tatiane Melo Ferreira, e os secretários de saúde da região Oeste, dos municípios de São Desidério, Cristópolis, Santa Rita e Barreiras.

Ressaltando a importância do evento, Tatiane Melo Ferreira, pontuou que tais discussões são de suma importância para o fortalecimento da saúde dos municípios. “Esse novo modelo de regulação dá mais autonomia aos pequenos municípios e permite que a saúde avance sem grandes complicações para eles. Além disso, também temos as práticas consorciadas, que auxiliam muito na redução das despesas” ressaltou.

Findada a reunião, estabeleceu-se que o Estado deve promover a discussão sobre os consórcios em cada região para devidos esclarecimentos, o sistema PPI deve ser remodelado para ter mais de três referências conforme pactuado na CIB de 03/05 em Porto Seguro e a PPI deverá caminhar conjuntamente com a abertura dos Planos Operacionais Anual (POA). Esses encaminhamentos deverão ser novamente tratados e ajustados na reunião CIB do dia 14 de junho.

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.

 
Topo