PESQUISADORES ESTUDAM ATRATIVOS TURÍSTICOS DE SÃO DESIDÉRIO. - Tv Web Barreiras

Notícias Recentes

17 de abr de 2017

PESQUISADORES ESTUDAM ATRATIVOS TURÍSTICOS DE SÃO DESIDÉRIO.


O município de São Desidério, se destaca nacionalmente pelo grande potencial no turismo e, para aprofundar mais ainda essa realidade, o Espeleólogo, Lucas Padoan de Sá Godinho da Universidade de São Paulo-USP, e outros pesquisadores estão realizando um estudo hidrológico da circulação da água subterrânea relacionada ao surgimento das cavernas do município. Essas pesquisas fazem parte de uma tese de doutorado do pesquisador. A equipe é coordenada pelo Prof. Dr. Ivo Karmann, geólogo do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo - USP, e conta com a parceria do Prof. Dr. Fernando Laureano, também geólogo, da PUC-MG, dentre outros pesquisadores.


Estamos realizando um estudo morfológico e hidrológico das cavernas e do relevo de superfície, para contribuir na elaboração de um modelo de origem e desenvolvimento das cavernas. E, também sobre alguns aspectos da hidrologia subterrânea, que pode estar relacionada ao surgimento das cavernas”, explicou o Espeleólogo, Lucas Padoan de Sá Godinho.

Para o geólogo, Ivo Karmann, o município detém cavernas grandiosas com importantes registros e depósitos que atestam variações climáticas da região e que ainda precisam de muitos estudos. “Existem muitas perguntas sem respostas sobre as cavernas e outros atrativos turísticos de São Desidério. Inicialmente iremos à nascente do João Rodrigues para analisar essa questão da água e posteriormente a formação das cavernas”, disse.


É muito importante que grupos de pesquisadores estejam visitando o município e dessa forma possam contribuir para as descobertas voltadas ao turismo. A Secult e a prefeitura darão todo apoio necessário a essas iniciativas de pesquisadores e turistas”, disse o secretário da Secult, Josivaldo Oliveira.

Texto: Diego Souza / Fotos: Jackeline Bispo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.