MPF/BA RECOMENDA A TRÊS MUNICÍPIOS QUE DEEM AMPLA PUBLICIDADE A LISTAS DE BENEFICIÁRIOS DO BOLSA FAMÍLIA. - Tv Web Barreiras

Notícias Recentes

10 de abr de 2017

MPF/BA RECOMENDA A TRÊS MUNICÍPIOS QUE DEEM AMPLA PUBLICIDADE A LISTAS DE BENEFICIÁRIOS DO BOLSA FAMÍLIA.


Recomendações aos prefeitos de Candeias, Jaguaripe e Lauro de Freitas levou em conta legislações federais que preveem a publicidade dos nomes

O Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) recomendou na última sexta-feira, 7 de abril, aos prefeitos dos municípios baianos de Candeias, Jaguaripe e Lauro de Freitas, que deem a publicidade devida às listas de beneficiários do Programa Bolsa Família, fixando-as em locais públicos e de fácil acesso e publicando-as em seu site oficial.

Em inquérito civil instaurado pelo MPF em 2015, foi constatado que alguns prefeitos não divulgaram as relações de beneficiários, limitando-se a indicar o Portal da Transparência e o site da Caixa Econômica Federal para acesso às listas.

De acordo com a recomendação, de autoria do procurador da República Leandro Bastos Nunes, a Lei nº10.836/2004 prevê que “será de acesso público a relação dos beneficiários e dos respectivos benefícios” do Programa. E, segundo o Decreto nº 5.209/2004, “a relação de beneficiários do Programa Bolsa Família deverá ser amplamente divulgada pelo Poder Público municipal”.

O procurador considerou, ainda, a necessidade de Estados e Municípios contribuírem com instâncias de controle social do Programa, provendo acesso a informações e instrumentos sobre a gestão dos benefícios — garantindo, assim, uma maior transparência nas ações sociais.

Confira a íntegra das recomendações enviadas para Candeias, Jaguaripe e Lauro de Freitas.

Assessoria de Comunicação Ministério Público Federal na Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.