CRÔNICA DE GUTO DE PAULA: TUDO QUE PRECISA SER PENSADO. - Tv Web Barreiras

Notícias Recentes

25 de abr de 2017

CRÔNICA DE GUTO DE PAULA: TUDO QUE PRECISA SER PENSADO.


Existe uma diferença muito grande entre não se fazer nada e se fazer alguma coisa. Muitos administradores no passado fizeram alguma coisa, porem não perguntaram ao povo o que de fato eles queriam. E então o que fizeram por iniciativa de sua única e própria vontade foi apagado pelo tempo. 

Alguns prometeram resolver as questões da saúde e por mais que tenham tomado medidas para conter o número de reclamações, não conseguiram nem chegar perto do que é oferecer saúde de uma forma generalizada para a comunidade.

Outros pensaram em dar uma assistência melhor para a educação e entenderam que construir escolas bastaria para resolver o grande déficit na Educação. As escolas foram sendo consumidas pelo tempo e muitas hoje estão em completa ruína. A Educação depende de pessoas de planejamento, de participação da própria comunidade, do envolvimento de profissionais e de estudos profundos nas situações sempre adversar da própria sociedade. Requerendo assistência técnica, transporte, merenda e salário digno para os professores e técnicos. E ainda mais importante que tudo isso uma reavaliação completa na capacitação desses profissionais. 

Porem todos esqueceram completamente a estrutura física da cidade. Realizaram obras de ultima hora que não resistiram às primeiras chuvas em momentos eminentemente políticos e eleitoreiros. Perderam a oportunidade de fazerem a história e foram engolidos e agora esquecidos por sua incompetência. 

Hoje não conseguimos ainda resolver o problema das escolas nem definir de fato uma educação de excelência, estamos longe de resolver os problemas de saúde, mas temos uma cidade com um aspecto melhorado. As ruas e avenidas estão sendo pavimentadas e sinalizadas e o transito está fluindo com maior facilidade. 

A mudança está acontecendo. Precisa também acontecer na Cultura, na segurança, na saúde e na Educação. Necessitamos fazer de uma cidade universitária que já é uma de nossas realidades, uma cidade onde o Ensino Fundamental e Médio se tornem também uma referência. 

Precisamos raciocinar que se nossos estudantes do ensino fundamental e médio não receberem educação adequada não terão como chegar ao ensino superior com facilidade. As faculdades e universidades já estão instaladas, os cursos estão sendo oferecidos, mas o acesso a eles depende de conhecimento que até então só é oferecido por escolas particulares. 

Esse é um grande desafio que precisa ser encarado com a devida competência e determinação pela Secretaria de Cultura. Ou promovemos uma Educação de Qualidade, ou de nada adianta termos tantos cursos superiores oferecidos sem que nossos estudantes possam ter acesso.

Recuperar o espaço físico das escolas é importante e indispensável, mas não se trata apenas disso. A capacitação dos profissionais da Educação precisa ser levada em conta e o modelo educacional oferecido precisa promover um ensino revolucionário e libertador. Levando esses jovens e crianças para o caminho do conhecimento e dando-lhes oportunidades semelhantes ou até melhores do que oferece o ensino privado. 

Isso que esta sendo proposto não muda apenas o aspecto físico da cidade mas sim o pensamento de todos os seus jovens cidadãos, tornando-os críticos, reflexivos e independentes. 

A crônica de hoje é dedicada ao publicitário Lucas Moreita e ao jornalista Jesse Olimpio. 

Boa tarde!

Colunista Guto de Paula / Tv Web Barreiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.