0

Quando não conseguimos resolver um grande problema, a técnica mais provável é dividi-lo em vários pedaços. Após a divisão resolver um a um com maior facilidade. O que antes parecia impossível agora pode ser mais passível de se encontrar uma solução, que não ser total, mas tem toda a possibilidade de ser parcial.

Uma cidade por melhor estruturada que seja tem uma imensidade de fatores e complexidades. Se o esforço se concentrar em apenas alguns desses problemas o resultado não conseguirá transparecer favorável para a totalidade da opinião pública. 

Seja por isso que se estabelecem secretarias e se delega responsabilidades diversas e se exige competências múltiplas. Cada setor tem características próprias e exige conhecimentos específicos. 

Todos trabalham contra o tempo quando os problemas mais graves surgem e nesses momentos é que o olhar do Gestor precisa fica atento e disponível para interferir na busca e na solução mais rápida e mais lógica.

As decisões precisam ser firmes com a devida dose de prudência e a clara concepção de promover equilíbrio entre os interesses de ambas às partes. Não é possível agradar a todos mais é sensato agradar a maioria. 

Os conflitos existem e irão sempre existir, mas precisam ser contidos com o máximo de perseverança e paciência. O dialogo levado a total exaustão ainda é o melhor caminho para aparar as arestas que sempre irão surgir. 

A administração precisa ser maior que o próprio administrador. Quando acontece o contrário, ninguém fica satisfeito, pois essa pratica só reflete o autoritarismo e o despotismo. 

Muitos podem ser eleitos com expressiva contagem de votos, mas muito poucos se tornam lideres verdadeiros e autênticos. 

Mesmo que nenhum consiga a aceitação plena por que unanimidade é completamente burra é preciso ser competente o suficiente para que suas ações se tornem definitivas pelo tempo necessário que precisam acontecer. 

A vontade de fazer se não for aliada a competência de executar não representa muito ou quase nada. As promessas dependem apenas de palavras mas a realidade depende de ações concretas. 

É interessante vender a ideia de uma mudança, quando todos já desejavam ou sonhavam que pudesse acontecer. O difícil é driblar todos os problemas e tomar ações que façam com que essa mudança se torne realidade. 

Os sonhos só existem enquanto dormimos. Para fazermos com que aconteçam é necessário que estejamos acordados. 

O povo cansado de sonhar com dias melhores e com situações mais favoráveis promoveu e deu vida a uma proposta de mudança. Agora está acordado e atento para que ela de fato aconteça.

A crônica de hoje é dedicada o amigo Devaldir Catarino, ao corpo docente e discente da Fasb que completam 18 anos de serviços prestados ao conhecimento e ao engrandecimento culturas e social do Oeste da Bahia. 

Colunista Guto de Paula / Tv Web Barreiras.

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.

 
Topo