CRÔNICA DE GUTO DE PAULA: PROBLEMAS MENORES MAIS SEMPRE IMPORTANTES. - Tv Web Barreiras

Notícias Recentes

17 de abr de 2017

CRÔNICA DE GUTO DE PAULA: PROBLEMAS MENORES MAIS SEMPRE IMPORTANTES.


Abordar um assunto de segunda a sexta-feira sem ser repetitivo se torna uma tarefa sempre difícil. Já comentamos a saúde, a educação, a infraestrutura e a segurança. Resta saber, ou enfim fazer uma análise nesses mais de 100 dias de uma nova administração o que foi feito nesse sentido. 

Esses pilares que sustentam nossas maiores preocupações naturalmente se dividem em outros problemas menores mais sempre de importante significância. 

Todos pretendemos uma cidade bem melhor estruturada e com condições razoáveis de vida. Isso diz respeito da situação das ruas e avenidas, aos acessos principais dos bairros periféricos. Ao transporte coletivo sem esquecer no transporte escolar. 

Não esquecendo das calçadas, das áreas de lazer e da indispensável iluminação publica e de um fator muito importante que seria levar para as localidades e povoados mais distantes as mesmas condições oferecidas na cidade. 

Isso requer que as estradas de ligação para essas localidades distantes sejam os fatores mais importantes para que seja economicamente possível levar para o campo os benefícios oferecidos no centro da cidade. 

Levando-se em conta que essas regiões são produtivas. E se não forem precisam urgentemente ser, para que o êxodo do campo para a cidade que só contribui para o aumento de população periférica seja contido. 

O apoio técnico e o incentivo a agricultura familiar precisa ser considerado. Quando o campo produz e passa a abastecer com consistência a cidade, todas as condições de vida serão melhoradas. Com tanta terra disponível sendo desperdiçada não se justifica trazer de outros centros os hortifrúti granjeiros que consumimos na cidade grande. 

Esses desafios inovadores que no passado foram encarados com timidez e com pouco interesse precisam acontecer agora. Projetos pilotos precisam ser implantados com parceria com as faculdades e universidades presentes e com interesses do próprio comercio local. 

É necessário que ao estabelecer projetos dessa natureza nos tornemos auto suficientes de produtos e de culturas de simples e necessária produção. Integrar o campo a cidade começa pela construção e reabilitação de estradas vicinais e de um acesso cada vez mais prático as regiões mais distantes do município. Com a facilidade de locomoção fica mais fácil administrar escolas, aumentar o oferecimento de atendimentos nos postos de saúde e injetar mais condições ao próprio comercio. 

O que o povo de um modo geral entende como mudança, não pode ficar apenas nas palavras e nas promessas. Mesmo porque se entende que mudar é fazer diferente o que nunca foi feito. Dar condições que antes não foram sequer pensadas e criar situações cada vez mais favoráveis para o povo de um modo geral, seja morador da cidade ou do campo. 

A crônica de hoje é dedicada ao povo da Mangabeira na Região do Rio Branco em especial para Dona Nelice e Satiro e aos companheiros Chapolin e Otávio que acompanham essa emissora com a regularidade de sempre citando esses nomes estou homenageando todos os moradores dessa região. 

Boa tarde!

Colunista Guto de Paula/ Tv Web Barreiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.