CRÔNICA DE GUTO DE PAULA: CAVALO DE TROIA. - Tv Web Barreiras

Notícias Recentes

11 de abr de 2017

CRÔNICA DE GUTO DE PAULA: CAVALO DE TROIA.


Na comunidade barreirense tem se perguntado ultimamente, quando o imenso complexo da Penitenciária iria funcionar. Como essa denominação ou como casa de detenção os tramites para sua operacionalidade já estão acontecendo. 

Uma empresa com experiências em outras casas de detenção já ganhou esse direito através de licitação. Cerca de 200 pessoas escolhidas por essa empresa ganhadora irá muito brevemente participar de um curso preparatório. 

O presídio construído com tecnologia de moldes alemães já foi inspecionado e nos próximos três a quatro meses poderá entrar em funcionamento.

Ainda não se tem ideia dos benefícios sociais práticos que essa instituição penitenciaria irá refletir sobre a região. Uma coisa parece certa, deverá equacionar a questão desumana da superlotação pelo menos em primeiros momentos. 

Se o índice de criminalidade irá diminuir, só o tempo dirá. O fato é que o trabalho policial prossegue regularmente, tanto pela atuação da Policia Civil quanto Militar. O que acontece de inaceitável é que temos visto diariamente que a função policial de fato acontece, com maior ou menor eficiência, porem a Justiça tem liberado delinquentes contumazes com incrível e inaceitável frequência. 

Se a causa for pelo excesso de lotação na Casa de Detenção, isso seria até explicável ou justificável, e então esse novo presídio iria solucionar esse problema. Caso contrario essa prática que poucos entendem, mas que incomoda a segurança de muita gente irá continuar.

Marginais voltam para as ruas com o objetivo único de espoliar, intimidar e promover a insegurança de cidadãos de bem. Colocando em risco constante a integridade física de pessoas e traumatizando muitas para o resto de suas vidas. Livres para reincidirem em seus atos a despeito do bom senso do que entendemos por Justiça e o natural desestímulo de policiais que arriscam diariamente suas vidas para conter as atrocidades cometidas. A polícia prende e a Justiça solta. 

A explicação para libertá-los está diretamente ligada ao excesso de lotação na Casa de Detenção ou a injustificável ausência e bom senso por parte desse dispositivo de justiça que tem razões que a própria razão desconhece?

Muito diferente do que uma faculdade ou universidade gera de produtivo para uma cidade, a operacionalidade e o valor social do presídio ainda é uma incógnita. Cursos superiores quando oferecidos em uma cidade de porte médio como Barreiras, trazem inúmeros benefícios. Por sua causa e através de inúmeros campos de pesquisa a cidade obrigatoriamente se transforma. Novos horizontes se abrem com a facilitação educacional e a vinda de profissionais de inúmeras áreas de conhecimento contribuem para que toda a sociedade se beneficie. Esse é o papel fundamental de uma universidade.

Porem um presídio por mais necessário que seja, por tão esperado que fosse entrar em funcionamento dificilmente irá gerar benefícios esperados e muito menos conter ou desestimular a marginalidade. 

Gravitando por fora dos muros estarão os parentes dos detentos, seus amigos, parceiros do crime que inevitavelmente terão interesses nada agradáveis.

Já desejamos um Anel Viário e ele aconteceu, já sonhamos por o serviço primordial do SAMU ele foi instalado. Sonhamos por anos com um Posto do Corpo de Bombeiros e hoje ele é uma grata realidade. Queremos a ampliação de uma pista de pouso para grandes aeronaves e ela está para acontecer. Pela mesma vontade política foi construído um presídio e queira a Providência que ele seja de fato uma solução e não se transforme em um cavalo de troia. 

A crônica de hoje é dedicada aos policiais militares e civis que tentam conter os indicies de marginalidade colocando em risco constante suas vidas e ao meu professor de Jornalismo RuyterCarraro, o mestre que me ensinou a dar sentido as palavras. Minha eterna gratidão!

Colunista Guto de Paula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.