0

Começou a ser negociado nesta semana no Canadá o primeiro ETF (Exchange Traded Fund) baseado em ações de empresas de maconha.

Batizado de Horizons Medical Marijuana Life Sciences ETF (HMMJ), o fundo replica o desempenho de 14 papéis, sendo 10 deles canadenses.

Todos fazem parte da composição do “Marijuana Index”, um índice criado em 2013 nos Estados Unidos que acompanha a negociação dos ativos de empresas ligadas à cannabis.

Nos primeiros três dias de negociação, o ETF registrou ganhos de pouco mais de 5%.

Entre as companhias cujas ações são espelhadas pelo novo ETF canadense estão produtoras da maconha para uso médico, além de duas empresas da área de biotecnologia e uma fabricante de fertilizantes.

A expectativa dos investidores que apostam neste mercado é que as empresas cresçam nos próximos anos com o aumento da legalização do consumo da maconha no território norte-americano.

Atualmente, o uso medicinal da cannabis é permitido em mais da metade dos estados dos EUA. Em oito deles, o uso recreacional também é liberado. Em nível federal, no entanto, o consumo da planta é considerado ilegal.

Já o Canadá foi o primeiro país do mundo a permitir a utilização de medicamentos derivados da maconha. Em breve, o país poderá ser também o primeiro desenvolvido a liberar o uso recreativo da planta para adultos. A promessa do governo canadense é que a legislação seja aprovada ainda neste ano.

Fonte: Exame

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.

 
Topo