0

A Secretária de Educação, Cultura e Lazer, Cátia Alencar, concedeu entrevista ao programa Visão Política nesta sexta-feira, 03/03, na Rádio Vale do Rio Grande e falou sobre a implantação do Projeto Escolas Núcleos e a desativação temporária de escolas na zona rural.


Durante a entrevista, a secretária esclareceu que no levantamento dos técnicos da SME, a rede de ensino municipal apresenta 28 escolas com classes multisseriadas na zona rural, concentrando alunos da educação infantil e ensino fundamental 1º ao 5º ano, acomodadas em pequenas salas de aulas, com espaço físico precário, sem carteiras, com iluminação deficiente e algumas não possuem sequer piso ou telhamento.


Segundo a secretária, esta situação de calamidade, que a atual administração vem enfrentando com coragem, é resultado de anos de descaso com o ensino público no município. “É inadmissível termos em funcionamento uma escola como a Escola 1º de Maio, no Acampamento Zé Barreto no km 34. Ali encontramos uma pequena sala improvisada com restos de madeira e lona, sem piso, sem água encanada e atende 16 alunos, que estudam do 1º ao 5º ano no turno matutino. Agora, esses alunos serão assistidos pela escola núcleo Manoel Rocha Filho no km 30”.



Questionada pelo apresentador Hailton Pereira sobre a contestação de um grupo de pais, com relação à proposta da desativação temporária de algumas unidades escolares, Cátia disse que toda mudança gera resistência, mas que o governo não pode admitir que as crianças continuem sendo penalizadas no sagrado direito a educação. “Precisamos entender, que não dá pra 'fazer de conta' com a educação. Ambiente escolar é um fator de transformação na vida destas crianças, por isso, estamos propondo melhoria qualitativa no ensino municipal”, finalizou.

Dircom.

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.

 
Topo