PROPRIETÁRIOS DE IMÓVEIS RURAIS DE SÃO DESIDÉRIO RECEBEM O CEFIR. - Tv Web Barreiras

Notícias Recentes

10 de mar de 2017

PROPRIETÁRIOS DE IMÓVEIS RURAIS DE SÃO DESIDÉRIO RECEBEM O CEFIR.


Em cerimônia no plenário da Câmara de Vereadores na manhã dessa quinta-feira, 09 foi realizada a entrega de 1.600 inscrições do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais-CEFIR aos proprietários de imóveis rurais. O evento contou com a presença do prefeito Zé Carlos, do secretário municipal de Meio Ambiente, João Antônio Linhares, coordenador estadual da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do estado, Pablo Rebelo, presidente da Câmara de Vereadores, Maruzan Lima, demais vereadores e proprietários de imóveis rurais.

O Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais - CEFIR, no estado da Bahia, corresponde ao Cadastro Ambiental Rural, no âmbito Federal, criado pelo Novo Código Florestal (Lei nº 12.651/2012), é um registro eletrônico, de natureza declaratória e obrigatória para todos os imóveis rurais. “O principal objetivo do cadastro, é a formação de um banco de dados de informações que servirão para o controle, o monitoramento e o planejamento ambiental econômico do estado, além da regularização ambiental em cem por cento dos pequenos agricultores através do CEFIR e a Prevenção e Combate a incêndios Florestais”, disse, o coordenador estadual da SEMA, Pablo Rebelo.


Em São Desidério, os proprietários de imóveis rurais das localidades de Palmeiral, Lagoa da Rosa, Pontezinha, Ponte de Mateus, Cera, Currais, Guará, e Poços Dantas foram contemplados com o cadastro. “Esse trabalho é uma das vertentes do Projeto Cerrado, executado pelo Governo do Estado, que tem como objetivos, capacitar os proprietários e técnicos rurais em restauração, fortalecer a capacidade de prevenção e combate aos incêndios florestais e beneficiar agricultores familiares (menores de quatro módulos fiscais) através da regularização ambiental de suas propriedades. E, ainda esse ano temos 2.200 inscrições para concluir em São Desidério”, explicou o coordenador da AMBIENTAGRO (empresa executora das inscrições), Valter Almeida Pinto Júnior.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente, João Antônio Linhares, a regularização dos imóveis rurais é de extrema importância para o município. “É a porta de entrada para alavancar a agricultura e também uma forma dos produtores cuidarem mais da sua área ambiental. Aproveito, ainda para dizer que a secretaria do Meio Ambiente estará sempre à disposição”, assegurou.


O prefeito Zé Carlos, parabenizou os produtores pela conquista do CEFIR. “Este fato significa um grande avanço para o município, na questão da preservação e recuperação ambiental e para os proprietários, pois, além de regularizar seus imóveis rurais, terão mais facilidade em obter financiamentos junto aos bancos de crédito e programas de incentivo nas instituições públicas e privadas. Esse momento também é de reflexão, pois, percebo que em alguns lugares do município existe desperdício no uso da água, e degradação das nascentes. Em contrapartida a secretaria do Meio Ambiente já está cadastrando as nascentes e cercando para protegê-las", frisou.

Ascom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.