CRÔNICA DE GUTO DE PAULA: OS TROPEÇOS E OS ERROS. - Tv Web Barreiras

Notícias Recentes

31 de mar de 2017

CRÔNICA DE GUTO DE PAULA: OS TROPEÇOS E OS ERROS.


Amanhã começa um novo mês, o quarto dessa nova administração. Momento então de fazer uma analise dos acontecimentos. Pensar nos pontos positivos e não se esquecer dos negativos.

Sabendo-se porem que os pontos positivos quando acontecem na administração pública, é na realidade uma obrigação do gestor. Nada mais que uma obrigação, pois se espera sempre do prefeito eleito que faça alguma coisa. Para isso entrou na campanha e foi eleito pela vontade popular.

Praticamente ninguém votaria em alguém que na campanha prometesse que não iria fazer nada. Então o que se espera de uma administração pública é que realize que modifique e que na realidade faça o que administrações passadas deixaram de lado.

Como nada é perfeito, os pontos negativos existem. Vão surgir à medida que os meses forem passando, por consequência das obrigações delegadas aos secretários e funcionários de segundo e terceiro escalão.

Muito natural que o gestor não agrade a todos por todo o tempo. O próprio Criador do Universo em toda sua majestade não conseguiu.

O exemplo do que acontece da educação em que o aluno precisa trabalhar seus erros para chegar com propriedade aos acertos, acontece também na administração por mais correta e transparente que seja. O erro é inerente ao ser humano. Pois sempre se costuma dizer que errar é humano, persistir no erro é que se torna o maior problema.

E os erros de fato acontecem quando temos a pretensão de agradar o maior numero de pessoas ou privilegiar determinadas situações em detrimento ou esquecimento de outras.

Em uma cidade com tantos problemas estruturais a formula seria planejar e compartilhar suas ideias e propostas com todos os seguimentos sociais da cidade. Leva tempo, não é fácil, porem o resultado é sempre muito positivo.

A tradicional Banda 26 de maio foi desativada e ainda não se ouviu falar das razões e dos porquês. São medidas como essa que geram a animosidade e que disparam os primeiros protestos no seio da comunidade.

O grande problema é quando nos sentimos com a razão e pensamos que nossa razão é maior que os interesses da maioria. O gestor não governa ou não deveria governar para um grupo, coisa que já vimos acontecer em gestões passadas e com certeza foi o motivo que inspirou o desejo de mudança.

Certos assuntos que se tornam ações impopulares geram comentários, insatisfações e incertezas. Deslizes de uma administração em começo de trabalho. Poderia ser evitado porem devido a compromissos de campanha e interesses pessoais acabam acontecendo.

Toda administração, por mais que tenha boa intenção não consegue livrar-se dos “pelegos”, dos bajuladores e oportunistas. São eles, muitas vezes pela falta de proposta e compromisso que geram ou causam essas situações desagradáveis.

Separar o joio do trigo se torna tão difícil quanto procurar uma agulha em um palheiro. Quando se delega poderes para os incompetentes ou aos que se arvoram do cargo com poderes absolutos não se pode esperar nada de positivo.

Como disse, nenhuma administração é perfeita. Porém o que se espera é que tenha o desejo de acertar e de contribuir para os interesses da maioria. Que não governe para exclusivamente para os interesses de grupos, mas sim pela satisfação de toda uma comunidade.

Pois por essas razões e por esses motivos que o eleitor em sua grande maioria deflagrou uma expressiva derrota ao despotismo da administração passada é à medida que a carruagem anda não quer jamais se quer imaginar que trocou seis por meia dúzia.

E será apenas com o tempo que se irá ter a resposta para todas essas dúvidas.

A crônica de hoje é dedicada ao ex-vereador Lucio, ao amigo Judson e ao amigo professor Tadeu Sergio Bergamo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.