CRÔNICA DE GUTO DE PAULA: MEDO DE FALAR. - Tv Web Barreiras

Notícias Recentes

19 de mar de 2017

CRÔNICA DE GUTO DE PAULA: MEDO DE FALAR.


Interessante e muito peculiar algumas notícias que aparecem nas redes sociais. Seja pela falta de coragem de assumir, seja pela irresponsabilidade de tentar ser jornalista de plantão ou por razões que a própria razão deve desconhecer.

O fato é que algumas vezes ao relatar uma inverdade, postam até o nome da suposta pessoa que fez parte do processo.

Acredito que seja porque iniciar uma oposição ao sistema atual na atual conjuntura não é muito inteligente. Mesmo porque os cargos pretendidos, os contratos desejados ainda não foram assinados. 

E assim, quando algumas pessoas pretendem que algo seja diferente do que foi exposto, preferem publicar uma inverdade e até dar nome aos bois, tudo pela irresponsável prática de fazer fofoca e provocar confusão.

E naturalmente não se expor. 

Todavia as redes sociais bem utilizadas e com compromisso com a verdade são ferramentas de comunicação extraordinárias. São rápidas e atingem uma repercussão abrangente. 

Nas redes sociais, os fatos, mentiras e armações atingem um público imenso. Quando pessoas irresponsáveis e sem compromisso com a verdade acendem uma chama, provocam sempre um grande incêndio.

Controlar os meios de comunicação soa sempre como censura e censura foi um instrumento muito usado em governos totalitários. 

Ao se valerem dessa liberdade muitas pessoas divulgam e replicam o que bem entendem, sem qualquer preocupação com a fonte ou com a simples checagem de dados. 

Apenas a título de exemplo, muitas pessoas que não estão satisfeitas com qualquer ação do sistema, mas não tem coragem para relatar o divulgar o que sentem tomam a inciativa de divulgar nas redes sociais, ou procurar um profissional de imprensa para fazer a denuncia. 

Se procuram um profissional e se ele de fato honra seu compromisso com a profissão, toma a iniciativa de checar a fonte e até mesmo de abrir a oportunidade para que ambas as partes possam discorrer sobre o fato.

Se ele de fato procede, se a fonte é segura o profissional de imprensa não vacila e divulga o fato. Pena que isso não acontece sempre, pois ser profissional de imprensa não é uma tarefa para qualquer um. 

É necessário coragem e atitude responsável, pois são poucos os que de fato praticam o jornalismo com ética. Mesmo porque a noticia muitas vezes não agrada a todos. 

Recorrer às redes sociais e divulgar o que bem entende até então é a prerrogativa dos incompetentes e daqueles que não pretendem colocar a cara na tela por motivo de sua própria covardia. 

Portanto muito cuidado com as redes sócias, muito cuidado em expor fotos e publicar comentários, principalmente de situações pessoais. Pessoas mal intencionadas se valem dessas postagens e conseguem provocar situações desagradáveis.

A crônica de hoje é dedicada a sindicalista Carmélia da Mata que não precisa que falem por ela pois quando existe a verdade ela fala sozinha.

Colunista Guto de Paula / Tv Web Barreiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.