CRÔNICA DE GUTO DE PAULA: MEDO DE FALAR.
Interessante e muito peculiar algumas notícias que aparecem nas redes sociais. Seja pela falta de coragem de assumir, seja pela irresponsabilidade de tentar ser jornalista de plantão ou por razões que a própria razão deve desconhecer.
O fato é que algumas vezes ao relatar uma inverdade, postam até o nome da suposta pessoa que fez parte do processo.
Acredito que seja porque iniciar uma oposição ao sistema atual na atual conjuntura não é muito inteligente. Mesmo porque os cargos pretendidos, os contratos desejados ainda não foram assinados.
E assim, quando algumas pessoas pretendem que algo seja diferente do que foi exposto, preferem publicar uma inverdade e até dar nome aos bois, tudo pela irresponsável prática de fazer fofoca e provocar confusão.
E naturalmente não se expor.
Todavia as redes sociais bem utilizadas e com compromisso com a verdade são ferramentas de comunicação extraordinárias. São rápidas e atingem uma repercussão abrangente.
Nas redes sociais, os fatos, mentiras e armações atingem um público imenso. Quando pessoas irresponsáveis e sem compromisso com a verdade acendem uma chama, provocam sempre um grande incêndio.
Controlar os meios de comunicação soa sempre como censura e censura foi um instrumento muito usado em governos totalitários.
Ao se valerem dessa liberdade muitas pessoas divulgam e replicam o que bem entendem, sem qualquer preocupação com a fonte ou com a simples checagem de dados.
Apenas a título de exemplo, muitas pessoas que não estão satisfeitas com qualquer ação do sistema, mas não tem coragem para relatar o divulgar o que sentem tomam a inciativa de divulgar nas redes sociais, ou procurar um profissional de imprensa para fazer a denuncia.
Se procuram um profissional e se ele de fato honra seu compromisso com a profissão, toma a iniciativa de checar a fonte e até mesmo de abrir a oportunidade para que ambas as partes possam discorrer sobre o fato.
Se ele de fato procede, se a fonte é segura o profissional de imprensa não vacila e divulga o fato. Pena que isso não acontece sempre, pois ser profissional de imprensa não é uma tarefa para qualquer um.
É necessário coragem e atitude responsável, pois são poucos os que de fato praticam o jornalismo com ética. Mesmo porque a noticia muitas vezes não agrada a todos.
Recorrer às redes sociais e divulgar o que bem entende até então é a prerrogativa dos incompetentes e daqueles que não pretendem colocar a cara na tela por motivo de sua própria covardia.
Portanto muito cuidado com as redes sócias, muito cuidado em expor fotos e publicar comentários, principalmente de situações pessoais. Pessoas mal intencionadas se valem dessas postagens e conseguem provocar situações desagradáveis.
A crônica de hoje é dedicada a sindicalista Carmélia da Mata que não precisa que falem por ela pois quando existe a verdade ela fala sozinha.
Colunista Guto de Paula / Tv Web Barreiras.
Post a Comment