CRÔNICA DE GUTO DE PAULA: MARIA, MULHERES. - Tv Web Barreiras

Notícias Recentes

8 de mar de 2017

CRÔNICA DE GUTO DE PAULA: MARIA, MULHERES.

O assunto de hoje não poderia ser diferente, enfim a comemoração do dia Internacional da Mulher tem como principal objetivo uma homenagem ou possivelmente uma grande reflexão sobre o assunto. 

Historicamente o mundo é machista. Seja na politica, nas questões sociais e principalmente nas religiões. Muita hipocrisia está encalacrada em nossa cultura, quando o assunto são os direitos da mulher. 

Se observarmos com atenção, apenas no ambiente familiar a mulher quando mãe tem poderes ilimitados. Nossas irmãs quando temos, não recebem o mesmo tratamento e muitas vezes não se beneficiam com a nossa liberdade.

Cada caso é um caso, mas a regra geral é que a mulher é tolhida de sua própria liberdade de direito no próprio seio da família. As restrições em sua educação são muito claras. 

Naturalmente quando partem para o conhecimento através cursos superiores conseguem uma relativa liberdade. Não sem os olhares preconceituosos e os comentários negativos sempre presentes. 

Enfrentam salários inferiores, equilibrando-se penosamente em salto alto, não conseguem acesso em determinados lugares e são avaliadas por uma suposta fragilidade que é fruto da insegurança dos que se alvoram a medir suas capacidades e só notam sua aparência física. 

Além disso, são escravas da moda, da beleza e da forma. Armas de defesa que realmente tem prazo muito curto de duração. Consideradas enquanto belas. Discriminadasmais tarde pela própria ação do tempo. 

Refletindo sobre o que foi exposto, não existe até então muita coisa para ser comemorada. Na política brasileira mais de 500 legisladores homens e apenas 45 mulheres. Na economia e no mercado de trabalho aproximar seus salários com os dos homens não significa jamais igualdade. 

Na vida o fogão e os cuidados caseiros estão de fato se distanciando. Homens mais sábios e mais coerentes estão dividindo esses afazeres. Ou até assumindo completamente essa função. Todavia, lá fora a coisa continua muito parecida sem muitos reflexos de evolução. 

Porem existe sempre um, porém, a mulher ainda é para a grande maioria dos homens a sua inspiração e a sua busca mais consistente. Por elas a brutalidade dos homens pode ser amenizada ou arrefecida. Por elas se produzem musicas e poesias. Por elas e por sua participação que a vida continua, pois só a elas é dada essa condição. 

As mudanças de comportamento masculino em relação à mulher não devem jamais ser impostas por leis escritas e por determinações de regulamento. Devem acontecer no sentimento nos seres humanos do sexo masculino. Ao incorporarem-se por influencia de profundas reflexões e não pelas razões ultrapassadas e medíocres de nosso passado cultural e do machismo exacerbado. 

Termos a concepção clara que somos infinitamente diferentes, mas pretendemos ter e usufruir de direitos iguais por sermos todos seres humanos e dependermos uns dos outros. 

Pensar que segundo algumas religiões propagam Deus criou primeiro o homem e de sua costela fez a mulher não deixa de ser a própria origem do machismo e da eterna dependência. 

Melhor então é pensar que Deus fez o homem e não muito satisfeito teve uma ideia brilhante e criou a mulher. 

A crônica de hoje é dedicado as Marias. Da Penha, da Graça, da Paz, da Luz.

São todas Marias e o vosso dia é todos os dias. 

E para a professora Ana Maria Florentino, a minha eterna Maria.

Boa Tarde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.