CRÔNICA DE GUTO DE PAULA: JEITINHO BRASILEIRO. - Tv Web Barreiras

Notícias Recentes

16 de mar de 2017

CRÔNICA DE GUTO DE PAULA: JEITINHO BRASILEIRO.

Enquanto a população descontente e revoltada se manifesta contra as novas regras de aposentadoria, uma relação de novos nomes, inclusive de governadores, reforça a vergonha realista de nossos políticos. 

Acusados pelas famosas delações premiadas e suspeitos de terem-se beneficiado com as propinas distribuídas pelas empreiteiras de renome do país. 

Essa vergonha nacional e o imenso desfalque nos cofres públicos que gerou a necessidade de reformular as regras que estabelecem o plano de aposentadoria de trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. 

As defesas esfarrapadas dos acusados demonstram o descaso e a incompetência do sistema em controlar a prestação de contas desses indivíduos. Na maioria afirmam com toda a segurança que elas foram aprovadas pelo Tribunal de Contas. 

Mas será que quem detinha o poder e estava parceiro do governo não tinha também autonomia do mesmo Tribunal de Contas?

O fato é que a casa esta caindo. Todavia o chão que sustenta a casa também está desmoronando. Em quem confiar agora? Qual o milagre que o povo brasileiro espera? 

Os rotos acusam os rasgados e o que sobra de moralidade, ética e compromisso são cada dia menores. Políticos decentes se é que ainda existem alguns estão oprimidos e compõem a infinita minoria. 

Chegamos enfim ao que predisse Rui Barbosa: “Vai chegar o momento em que teremos vergonha de sermos honestos”. 

Se existe uma luz ao fim do túnel, só resta mesmo à esperança. Primeiro porque quem poderia consertar a parafernália na politica, são os mesmos ou pertentem ao mesmo grupo que promoveram a bagunça. É quase insano esperar que os políticos votem contra seus próprios interesses pessoais. 

E o povo invade as ruas em procissão. De certa forma e a bem da verdade com sua parcela de culpa pois esse mesmo povo foi que elegeu os marginais, os corruptos que hoje estão no poder. 

Somos enfim o resultado imediato de nossas escolhas. E agora que o mingau entornou, que a emenda foi pior que o soneto o que se escuta nas frases de ordem será sempre: Fora Temer! Governo golpista e coisas desse gênero.

Porem se não me falha a memória, quem compunha como vice a chapa de Dilma era o Temer. Se como ela mesmo disse que cinquenta milhões de brasileiros votaram nessa chapa, onde mesmo que está configurado o golpe? 

Farinha do mesmo saco não compromete o sabor. 

A situação agora é bem clara. Fruto dessa mania mal educada dos brasileiros se orgulharem do famoso: “Jeitinho brasileiro”. A diferença é que quando você é assalariado e se utiliza do jeitinho brasileiro, o prejuízo é bem pequeno ou quase insignificante. Mas quando você é politico e está no poder e se utiliza do mesmo jeitinho brasileiro, acaba quebrando a Previdência. 

A realidade é evidente: o Sistema está falido! Resultado imediato na vergonhosa situação política, corrupta, imoral e insana que ironicamente ocupou o poder pela escolha democrática da maioria do povo brasileiro. 

E agora José?

A crônica de hoje é dedicada a militante Paula Vielmo e a publicitária Bere Brasil. 

Colunista Guto de Paula / Tv Web Barreiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.