CRÔNICA DE GUTO DE PAULA: JEITINHO BRASILEIRO.
Enquanto a população descontente e revoltada se manifesta contra as novas regras de aposentadoria, uma relação de novos nomes, inclusive de governadores, reforça a vergonha realista de nossos políticos.
Acusados pelas famosas delações premiadas e suspeitos de terem-se beneficiado com as propinas distribuídas pelas empreiteiras de renome do país.
Essa vergonha nacional e o imenso desfalque nos cofres públicos que gerou a necessidade de reformular as regras que estabelecem o plano de aposentadoria de trabalhadores e trabalhadoras do Brasil.
As defesas esfarrapadas dos acusados demonstram o descaso e a incompetência do sistema em controlar a prestação de contas desses indivíduos. Na maioria afirmam com toda a segurança que elas foram aprovadas pelo Tribunal de Contas.
Mas será que quem detinha o poder e estava parceiro do governo não tinha também autonomia do mesmo Tribunal de Contas?
O fato é que a casa esta caindo. Todavia o chão que sustenta a casa também está desmoronando. Em quem confiar agora? Qual o milagre que o povo brasileiro espera?
Os rotos acusam os rasgados e o que sobra de moralidade, ética e compromisso são cada dia menores. Políticos decentes se é que ainda existem alguns estão oprimidos e compõem a infinita minoria.
Chegamos enfim ao que predisse Rui Barbosa: “Vai chegar o momento em que teremos vergonha de sermos honestos”.
Se existe uma luz ao fim do túnel, só resta mesmo à esperança. Primeiro porque quem poderia consertar a parafernália na politica, são os mesmos ou pertentem ao mesmo grupo que promoveram a bagunça. É quase insano esperar que os políticos votem contra seus próprios interesses pessoais.
E o povo invade as ruas em procissão. De certa forma e a bem da verdade com sua parcela de culpa pois esse mesmo povo foi que elegeu os marginais, os corruptos que hoje estão no poder.
Somos enfim o resultado imediato de nossas escolhas. E agora que o mingau entornou, que a emenda foi pior que o soneto o que se escuta nas frases de ordem será sempre: Fora Temer! Governo golpista e coisas desse gênero.
Porem se não me falha a memória, quem compunha como vice a chapa de Dilma era o Temer. Se como ela mesmo disse que cinquenta milhões de brasileiros votaram nessa chapa, onde mesmo que está configurado o golpe?
Farinha do mesmo saco não compromete o sabor.
A situação agora é bem clara. Fruto dessa mania mal educada dos brasileiros se orgulharem do famoso: “Jeitinho brasileiro”. A diferença é que quando você é assalariado e se utiliza do jeitinho brasileiro, o prejuízo é bem pequeno ou quase insignificante. Mas quando você é politico e está no poder e se utiliza do mesmo jeitinho brasileiro, acaba quebrando a Previdência.
A realidade é evidente: o Sistema está falido! Resultado imediato na vergonhosa situação política, corrupta, imoral e insana que ironicamente ocupou o poder pela escolha democrática da maioria do povo brasileiro.
E agora José?
A crônica de hoje é dedicada a militante Paula Vielmo e a publicitária Bere Brasil.
Colunista Guto de Paula / Tv Web Barreiras.
Post a Comment