CRÔNICA DE GUTO DE PAULA: CONSEQUÊNCIAS DA CRISE. - Tv Web Barreiras

Notícias Recentes

6 de mar de 2017

CRÔNICA DE GUTO DE PAULA: CONSEQUÊNCIAS DA CRISE.


Nunca antes se tinha visto na cidade tantos comércios fechados, tantos oferecimentos de venda e de aluguel. Nunca ante uma crise se abateu com tanta força em nossa região. 

Poderia até ser bem pior se não fossemos considerados no contexto econômico como uma região de agronegócios. Se por exemplo nossa representatividade econômica estive presa a indústria, a coisa seria bem pior. 

Em muitas cidades brasileiras que vivem da indústria a crise social cada dia mais abalada pelo desemprego e pelos cortes a situação se torna bem mais difícil.

As consequências dessa crise são eminentemente políticas, pois fomos assaltados pela corrupção de uma forma sistemática e quase cultural. Todos queriam se prevalecer de montantes cada dias maiores. 

Conhecedores dessa questão afirmam que a coisa ainda vai ficar pior, pois por suas origens serem de natureza politica não se pode afirmar com certeza que os que mandam hoje são os mais competentes e mais honestos ou se todos ou muitos deles estão envolvidos ou foram citados nas famosas delações premiadas. 

Mais triste ainda é pensar que nessa conturbada situação alguns pensam em estabelecer um novo retrocesso. Com saudades de um sistema ditatorial que foi combatido por toda uma classe de pensadores. 

Mas talvez seja nas próximas eleições livres, que essa crise possa arrefecer. Para tanto será necessário enormes e profundas reformas no sistema politico e na própria justiça. E acreditar que esse governo possa caminhar em direção a ações positivas parece ser a esperança que nos resta. 

Porem não é isso que a realidade sinaliza, pois eclodem por todos os lados e por todos os cantos novos e inusitados escândalos financeiros, envolvendo instituições que até a pouco tempo detinham algum respeito. 

O país está falido e foi estropiado da forma mais vil possível. Juntar esses cacos e fazer com que a comunidade internacional que opera em negociações volte a dar crédito para um Brasil que não inspira a menor confiança. 

São essas as consequências que nos fazem acreditar que a crise vai perdurar por muito tempo e com ela virá o desemprego, a insatisfação e o aumento gradativo da violência em índices cada vez mais alarmantes. 

Que no futuro isso nos sirva de lição e que o povo brasileiro se organize para não mais permitir que políticos tão desonestos e sem qualquer compromisso com povo se perpetuem no poder. 

Em Barreiras o eleitor já fez sua própria revolução e derrotou de forma fragorosa uma oligarquia que parecia intocável e perpétua. Resta saber agora se a grande mudança proposta irá sobreviver a essa crise e essas dificuldades deixadas como herança. 

Se aos jovens será oferecido ensino de qualidade, aos doentes saúde com compromisso e se as necessidades mais urgentes desse povo serão atendidas. 

Já vislumbramos que as coisas começam a acontecer e que de fato na infraestrutura do centro da cidade as obras caminham com regularidade. 

A crônica de hoje é dedicada aos comerciantes de Barreiras que estão mantendo com enorme dificuldade seu quadro de funcionários.

Colunista Guto de Paula / Tv Web Barreiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.