CRÔNICA DE GUTO DE PAULA: O QUE É ASSESSORIA? - Tv Web Barreiras

Notícias Recentes

1 de fev de 2017

CRÔNICA DE GUTO DE PAULA: O QUE É ASSESSORIA?


Os políticos de um modo geral em Barreiras confundem muito o que é um serviço de assessoria. Não são todos, mas a maioria contrata assessores e desperdiçam seus valores pessoais com encargos e afazeres divergentes de sua função.

Se faz necessário compreender que um assessor ou assessora em suas origens são naturalmente comunicadores sociais. Pessoas com afinidade com o publico e com discernimento de conduzir situações difíceis quando elas acontecem.

Bem utilizados dentro de suas funções são o que se costuma dizer os para-raios do gabinete. Pessoas bem humoradas que atendem o inevitável conceito de clientelismo da população. Acreditando que o candidato eleito tem obrigação de pagar suas contas e energia, de água e até o abastecimento de gás.

É muito comum observar gabinetes superlotados de pedintes a procura de benefícios, de emprego e de auxilio dos mais diversos. Quando a busca é no legislativo isso se torna ainda mais frequente. Motivo esse que dificilmente se encontra um vereador no local de seu trabalho. Pois isso só acontece em período de campanha e na busca da reeleição.

O povo esquece ou não sabe que o poder do legislador é muito limitado no aspecto da ajuda pessoal e individual. Sua função primordial é fiscalizar. Nem tem muito a obrigação de criar leis, porque leis novas geram problemas novos. Porem tem que se preocupar em aprimorar, melhorar e tornar mais eficientes as leis que já existem.

Todavia se ocupam desnecessariamente no desgaste continuo de fazer favores, porque a falta de conhecimento do povo da função do legislador é quase completa.

Seja por isso que existe e se constitui a assessoria. Cuja função é de escutar, orientar e conduzir o povo. Filtrando suas reivindicações e encaminhando para os órgão competentes. Seu trabalho de recepção é que permite ao politico, seja vereador ou legislador e encontrar mais tempo para realizar ações e criar melhores situações não para indivíduos determinados, mas para toda a comunidade.

O politico também deve compreender que o assessor além de ser o elemento do primeiro impacto com o publico é também seu conselheiro. Aquele que ao constatar uma ação mal sucedida dá o primeiro sinal de alerta. E só pode fazer isso se a ele for dado autonomia de ação. Assessor não pode ser confundido com a função de secretario e de auxiliar de escritório. assessor com autonomia torna-se a própria sombra e a identidade do politico ao qual presta serviço.

Se existem problemas diários no legislativo, o que pensar do Executivo onde se concentram todos as ações mais frequentes e quase sempre emergenciais? Momento então de um assessor tomar para si essas responsabilidades e filtrar de maneira polida e objetiva as reivindicações do povo.

Quando se tem, dizer sim é muito fácil, dizer não sempre será problema, porem contornar a situação com desenvoltura, sabedoria e paciência é a função sempre ingrata do assessor quando conhece seu trabalho e sua responsabilidade.

Porem a coisa fica ainda mais difícil se o politico não sabe utilizar seu assessor e se o povo de modo geral não consegue entender aonde deve dirigir-se para receber auxilio. Tudo porque o sistema de um modo geral está falido e nada funciona como deveria funcionar.

A crônica de hoje é dedicada a equipe do Restaurante Saccada e de seus proprietário Deva e Janio.

 Colunista Guto de Paula / Tv Web Barreiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.