0

A abertura da tradicional homenagem às rainhas das águas, Iemanjá e Oxum, foi ontem, 31, na Câmara de Vereadores de Barreiras. A programação dos festejos está sendo realizada pela Associação Barreirense de Umbanda e Candomblé- ABUC, que estende a agenda cultural até quinta-feira, 02 de fevereiro, data oficial da festa.


Durante a solenidade, a vice-prefeita Karlúcia Macedo destacou a importância da preservação ambiental e o fortalecimento da cultura africana. “A festa de Iemanjá e Oxum já está incorporada ao calendário cultural de Barreiras. São 40 anos de festejos, mas esse ano quero destacar o forte apelo pela preservação ambiental, em prol do nosso querido Rio Grande. É fundamental que os devotos entendam que é possível levar oferendas biodegradáveis, que não poluam as águas do rio”, enfatizou.


A partir das 19h de hoje, 01, a palestra sobre intolerância religiosa “Não chute, por que é minha a macumba” será realizada na Ufob, com a presença de representantes de terreiros de umbanda e candomblé, mas o convite é aberto ao público acadêmico e externo.


E amanhã, 02, a partir das 15 horas começa a concentração para a festa, no cais da cidade. Às 18horas o cortejo fluvial com as imagens dos orixás navega pelo Rio Grande para encontrar o cortejo terrestre e juntos sair em pelas ruas até a Praça Landulpho Alves. Às margens do Rio Grande serão entregues oferendas e um ato litúrgico. O evento será finalizado com uma grande roda (xirê), onde pais e mães de santo abençoarão os participantes.

ASCOM/Barreiras

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.

 
Topo