VACINA CONTRA FEBRE AMARELA ESTÁ DISPONÍVEL EM BARREIRAS. - Tv Web Barreiras

Notícias Recentes

21 de jan de 2017

VACINA CONTRA FEBRE AMARELA ESTÁ DISPONÍVEL EM BARREIRAS.


Apesar de Barreiras ter sido inserida pela Secretaria Estadual de Saúde da Bahia –SESAB - entre as 45 cidades prioritárias para a vacinação contra a febre amarela no Estado, não há motivo para correria generalizada aos postos. A informação é da Secretaria Municipal de Saúde que garante que a vacina está disponível em todas as unidades e que já faz parte do calendário de rotina vacinal.


As pessoas devem procurar um posto de saúde com a caderneta de vacinação em mãos para verificar se estão com todas as vacinas em dia, inclusive a da febre amarela, se estiver faltando alguma, receberão as doses necessárias. No caso específico da febre amarela, ela permanece disponível o ano todo nas unidades”, esclarece a enfermeira da Coordenação do Programa de Imunização, Izabel dos Apóstolos.


Ela lembra que a vacina da febre amarela é administrada em duas doses, a primeira, aos nove meses e a segunda, aos quatro anos. Caso a pessoa nunca tenha tomado ou se tomou apenas uma única dose, a orientação é que procure os postos para fazer a atualização. Mas é sempre importante analisar a idade do paciente e seu estado de saúde, conforme orienta o Ministério da Saúde.


Sobre a doença - Os sintomas iniciais incluem febre, calafrios, dor de cabeça, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. Em casos graves, a pessoa pode desenvolver febre alta, icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos), hemorragia e, eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos. Cerca de 20-50% das pessoas que desenvolvem doença grave, podendo vir a óbito. As pessoas que identifiquem alguns destes sinais, o Ministério da Saúde recomenda procurar um médico na unidade de saúde mais próxima e informar sobre qualquer viagem para áreas de risco nos 15 dias anteriores ao início dos sintomas. 

(Fonte Ministério da Saúde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.