0

A semana começou com uma excelente notícia para os moradores de Luís Eduardo Magalhães: todos os Postos de Saúde da cidade foram reabertos

Após 30 (trinta) dias de trabalho na reestruturação do sistema de saúde, o pleno funcionamento das unidades foi retomado. Era desejo da gestão, reduzir esse tempo e findar o quanto antes o sofrimento dos cidadãos; contudo, quaisquer atos realizados por um órgão público precisam seguir rigorosamente todos os critérios e prazos legais. Às vezes, isso demanda um tempo maior, a exemplo da contratação por meio de um Processo Seletivo Simplificado, que incluiu a análise minuciosa de cada currículo, com a finalidade de oferecer à população, profissionais habilitados, qualificados e capacitados. A partir de agora, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, odontólogos e auxiliares de saúde bucal, estão atuando nas unidades.


O Secretário de Saúde, Dr. Felipe Melhen juntamente com a Secretária de Governo, Katerine Rios acompanharam o restabelecimento dos serviços da Atenção Básica, visitando cada posto para monitorar a qualidade do atendimento.


É com muita satisfação que restabelecemos o funcionamento dos postos, pois conhecemos de perto a necessidade dos usuários e sabemos da importância de mantermos um atendimento regionalizado nos bairros, sem a necessidade de os moradores se deslocarem para outras localidades. Ainda há muito para realizar: iremos investir ainda mais na humanização da Atenção Primária, melhorando as instalações físicas dos estabelecimentos, promovendo a capacitação dos profissionais e adquirindo novos equipamentos. Não mediremos esforços para tornar a saúde do município uma referência para a região oeste.” Afirmou Dr. Felipe.


O DESAFIO ENFRENTADO POR OZIEL OLIVEIRA

Todos os postos foram fechados pelo gestor anterior no dia 10 de dezembro de 2016, sem explicação ou justificativa lógica, uma vez que os recursos que garantiriam seu funcionamento até 31 de dezembro foram repassados normalmente. Muitos foram os transtornos vividos pelos usuários do SUS - Sistema Único de Saúde em razão desse ato. O pré-natal das gestantes, o cuidado aos portadores de hipertensão arterial, procedimentos odontológicos e programas importantes de acompanhamento à saúde da mulher foram alguns dos serviços suspensos. Ademais, os profissionais foram demitidos no ano passado, agravando ainda mais o problema. 

Desde o dia em que assumiu a administração, a nova equipe de governo vem trabalhando dia e noite com o intuito de colocar ordem na casa. Alguns Postos de Saúde Básica e as unidades de média e alta complexidade – Hospital e Maternidade Gileno de Sá e UPA – Unidade de Pronto Atendimento, foram reestruturados no primeiro dia de governo de Oziel Oliveira. Aos 30 dias de governo, Oziel reabre todas as unidades da zona urbana e duas (das três) da zona rural. A única unidade ainda sem funcionamento - na Vila I do Assentamento Rio de Ondas, deverá ser reaberta ainda esta semana.

O Prefeito Oziel Oliveira reafirmou o compromisso de ir além do funcionamento dos postos de saúde, Gileno e UPA:


Nosso maior propósito é fortalecer a saúde pública de Luís Eduardo oferecendo o serviço que a população precisa e merece. Encontramos um verdadeiro caos na prefeitura de maneira geral e especialmente nas finanças. No entanto, a dor maior do povo está na saúde. Uma necessidade inadiável. Estamos reabrindo as unidades de saúde básica e mantendo a qualidade dos serviços oferecidos também no Gileno e na UPA, mas não vamos parar por aí. Já autorizamos a compra de 3 (três) ambulâncias e estamos concentrados na edificação do sonho maior dessa administração: a construção do Hospital de Luís Eduardo Magalhães. O trabalho está só começando.” Afirmou o prefeito.

Ascom. P.M.L.E.M.

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.

 
Topo