0

As escolas da zona rural do município de Formosa do Rio Preto estão recebendo os livros didáticos para o ano letivo de 2017. A Secretaria Municipal de Educação está providenciando a entrega do material em cada unidade, corrigindo uma deficiência descrita por alguns professores dessas escolas, especialmente daquelas localizadas na região dos Gerais do Rio Preto.De acordo com a diretora de Núcleo de Ensino das Escolas da Zona Rural, Lucileide Moreira,a equipe se preocupou desde o primeiro momento em garantir os subsídios necessários para um início das aulas adequado para os estudantes e os docentes. 


Mobilizamos os supervisores de Núcleo Rural, solicitamos o agendamento do veículo junto à Secretaria de Transportes e Serviços Públicos e organizamos as visitas a essas escolas”, detalhaLucileide. Para ela, não houve dificuldade em montar essa operação logística e nem justificativa plausível para transferir aos professores o dever de entregar esses livros nas localidades onde lecionam, como ocorria em outros anos conforme relato de alguns profissionais. “Estamos mostrando que iniciativas simples produzem resultados muito positivos e contribuem para que aumentemos a motivação do educador e dos alunos. A solução para certos problemas está na força de vontade.Isso nossa equipe tem e se esforça para oferecer o melhor suporte para as escolas rurais”,sublinha a diretora de Núcleo de Ensino das Escolas da Zona Rural.


Entre as primeiras unidades escolares atendidas estão as das localidades de São Pedro, Triunfo, Estiva,Furtuoso,Barra do Tapuio, Beira D’Água, Gato, Cacimbinha e Aldeia.Algumas das comunidades mais distantes da sede do município, onde o acesso muitas vezes é precário e que foi necessário, inclusive, atravessar sobre pontes improvisadas para se chegar até as escolas. “Essa é a realidade de Formosa e a equipe da Educação precisa conhecer e vivenciar também os problemas enfrentados pela comunidade escolar. Só assim podemos apresentar as sugestões para a melhoria da vida dessas pessoas, contribuindo para que a cidadania e a dignidade humana delas sejam efetivamente respeitadas”,defende Lucileide Moreira.


Outra novidade é que os alunos de nove comunidades da zona rural de Formosa do Rio Preto terão acesso à internet a partir deste ano. Foram contempladas as escolas Santa Bernadete (Pitombeira), Virgem de Fátima(Malhadinha), Rui Barbosa(Ouro), Costa e Silva (Arroz de Cima), Dois de Julho (Tábuas), Luiz Viana Filho (Intans), Nossa Senhora Aparecida (Passagem de Areia), Coração de Jesus (Periperi I)e Francisco da Silva Nogueira(Periperi II).Essa ação é parte do Programa Banda Larga nas Escolas (PBLE). Uma iniciativa do governo federal em que as operadoras de telefonia são responsáveis pela instalação de infraestrutura de rede para conexão à internet em escolas públicas brasileiras e também por realizar a manutenção desse serviço sem nenhum ônus para o poder público. 


O programa é gerido pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), mantendo parcerias com o Ministério das Comunicações (MCOM), Ministério do Planejamento (MPOG) e com as Secretarias de Educação Estaduais e Municipais. Em Formosa, a Secretaria Municipal de Educação ofereceu todo o suporte necessário para a expansão da conexão à internet para fins pedagógicos. É a primeira vez que as escolas rurais do município são inseridas no PBLE, sendo que as instituições urbanas onde o serviço já funciona são:Creche Casulo, Eliezer Rabello Santiago, Benedicto Araújo, Nossa Senhora Aparecida, Joaquim Alexandre da Silva Filho, Coração de Jesus, Dr. Luiz Viana Filho e Senador Djalma Bessa.


Os supervisores de Núcleo Rural acompanharam os técnicos que fizeram a instalação da rede nas nove escolas rurais.Apoio e interação disponibilizados pela Secretaria Municipal de Educação e pelo prefeito Dr. Termosires Neto, o que confere agilidade ao serviço e o torna mais eficaz.

Ascom.

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.

 
Topo