0

A Secretaria Municipal de Educação de Formosa do Rio Preto realizou na tarde desta quinta-feira (04/01) a reunião de apresentação da equipe da Pasta e também dos gestores das escolas municipais. Com a participação do prefeito Dr. Termosires Neto, da vice-prefeita Verônica Lisboa, do Procurador Geral do Município Eminon Filho e da secretária de Assistência Social Ronúbia Setúbal. O evento foi conduzido pela secretária de Educação Luzinete Oliveira que ressaltou princípios fundamentais para que as atividades educacionais obtenham bons rendimentos.

Luzinete esclareceu que a gestão tem por base o trabalho em equipe, pois individualismo não ajuda na Educação, portanto, a meta é se fundamentar na interação e monitoramento. “Nós percebemos, pela longa experiência na área, que há um distanciamento entre os funcionários. Ocorrem casos em que funcionários sequer se cumprimentam. Precisamos e queremos trocar essa prática que em nada contribui para a melhoria da Educação que almejamos”, explicou, relatando que sem interação não se cria afinidade e que é necessário que a equipe esteja unida e alinhada para alcançar os resultados esperados.

O respeito deve ser mútuo e o tratamento igualitário em uma unidade escolar, com a convivência harmônica entre todos os servidores. Além disso, a orientação é que se substitua o autoritarismo pela autonomia. Outra característica importante é o companheirismo, a ajuda mútua. “Temos que ter a humildade de aceitar e de oferecer ajuda”, salientou a secretária de Educação, acrescentando que “a afetividade entre as pessoas e a união da equipe são essenciais para se obter qualidade no ensino”.

A equipe gestora apresentada foi formada em conjunto por Luzinete Oliveira e o prefeito, subsidiados pela política educacional, foco da atual administração municipal. O que se pretende é sensibilizar e conscientizar os funcionários para essa nova forma de conduzir os rumos de Formosa do Rio Preto, primando pelo trabalho com determinação para que se alcance uma melhoria no sistema educacional do município. Para isso a Secretaria Municipal de Educação conta com uma equipe qualificada. 

“Estou preparada para assumir esse desafio e enfrentar as críticas, administrando o inesperado. Não é uma tarefa fácil, mas estamos muito bem assessorados, a partir de uma equipe profissional competente que fizemos questão de montar”, confessou a secretária. De acordo com ela, para cuidar da Educação formosense a gestão busca atuar com autenticidade, firmeza e flexibilidade nos momentos certos.

É preciso que os profissionais da Educação definam as prioridades, alimentem o desejo pelo conhecimento, desenvolvam a capacidade de autocrítica – reconhecendo os próprios erros e procurando acertar, mantenham os olhos no sucesso para tentar melhorar sempre naquilo que se faz. “O foco tem que ser na solução e não nos problemas”, enfatizou Luzinete.

“As mudanças irão acontecer e temos como obrigação fazer com que elas deem certo, para isso contamos com o comprometimento dos gestores. Vamos batalhar, comprometermo-nos e fazer o nosso melhor. Quem é diretor, seja o melhor diretor, pense como o melhor, faça o melhor pela sua escola para chegar onde se quer chegar, quem é vice-diretor, ajude, comprometa-se”, incentivou a vice-prefeita Verônica Lisboa.

Dr. Termosires Neto salientou que a base da sociedade é a Educação, assim os profissionais do magistério têm, no governo, a missão de fazer a diferença para construir as melhorias na qualidade de vida da população. “A nossa preocupação inicial é organizar as equipes e garantir o fornecimento dos insumos básicos. Que a gente possa ter a merenda chegando à escola, o gás e todo o aparato necessário para que os trabalhos ocorram de forma satisfatória”, disse. E reforçou o compromisso de promover ações que permitam aos professores condições dignas de trabalho.

Para a Secretária de Assistência Social, Ronúbia Setúbal, as Secretarias Municipais precisam se comunicar e interagir para as coisas acontecerem de maneira adequada e destacou a importância dos diretores, vice-diretores, coordenadores e secretários das escolas. “Os gestores escolares são imprescindíveis para imprimir esse novo perfil que a gestão de Termosires dará para a Educação de Formosa”, sublinhou.

O Procurador do Município, Eminon Filho, explicou que o ato administrativo do prefeito de nomeação da Luzinete Oliveira como Secretária Municipal de Educação atendeu um critério eminentemente técnico – por ser uma professora de carreira com quase 30 anos de magistério –, bem como a escolha da equipe de gestores escolares, também foi acertada, haja vista que toda a equipe é formada por professores de carreira, conforme determina a legislação. Enfatizou que a gestão tem a preocupação de basear todos os seus atos no cumprimento da lei e que haverá o compromisso para tentar harmonizar a valorização dos servidores. “Percebemos que a perspectiva de futuro melhor está meio adormecida na nossa sociedade, por isso é preciso acalentar essa esperança, tanto nos profissionais do Magistério quanto em seus alunos. A Educação é uma das marcas desta gestão, até porque o prefeito foi estudante oriundo de escola pública e é um exemplo de como a área transforma vidas”, declarou Eminon. 

Professores terão atenção especial da gestão

O prefeito Dr. Termosires Neto obteve nas eleições de 2016, aproximadamente, 80% dos votos entre os professores. Fato que reforça o desejo por proporcionar dias melhores para esta categoria. Durante o mandato, há previsão para que um programa de formação continuada seja implantado para os professores efetivos que ainda não possuem graduação.

Não esquecendo a qualificação de todos os profissionais. “A nossa Jornada Pedagógica com o tema ‘Cuidando da Educação de Formosa’ já está sendo preparada para o início de fevereiro, antes do início das aulas, previsto para o dia 13 (treze) deste mesmo mês”, informou a Secretária Municipal de Educação.

Segundo ela, outra medida importante programada é a reestruturação no quadro efetivo de professores. Devido ao grande número de profissionais, talvez seja necessária a redução de adicionais de 20 horas por haver, de acordo com informações preliminares, excesso de professores. Neste sentido, o Procurador do Município, Eminon Filho, explicou que será montada uma Comissão técnica para apurar o grau e nível de excedentes, averiguando se de fato eles existem. Tudo será realizado obedecendo aos critérios da Lei nº 55 – o Plano de Cargos, Carreiras e Salários do Magistério e demais legislações municipais correlatas, aplicáveis a espécie.

Contudo, Luzinete Oliveira alerta que nenhum professor terá o seu direito desrespeitado, todos os concursados serão mantidos, não havendo qualquer intenção de demitir docentes efetivos. “Nós seguiremos tudo o que reza a lei, inclusive o critério de enquadramento vai ser reavaliado para corrigir as injustiças que sabemos existir, havendo professores com tempo de serviço de mais de 10 anos que ainda não recebem a antiguidade”, adiantou.

Ou seja, o novo governo pretende favorecer melhores condições de trabalho e satisfação para os profissionais da Educação, o que sempre foi cobrado pela categoria e agora será atendido. “A Educação irá trabalhar respaldada pela legislação e com transparência, fomentando a qualidade educacional, valorização profissional e melhores condições de trabalho”, afirmou a Secretária Municipal de Educação.

Segundo ela ainda, o prefeito Dr. Termosires Neto tem entre os projetos propor a reformulação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários do Magistério, matéria que será amplamente discutida com a classe. Também pretende criar Planos de Carreira para todas as demais categorias de servidores públicos municipais.

Todas as mudanças acima abordadas visam principalmente aumentar o Ideb do município, implantar uma Educação de qualidade, promover uma mudança positiva na Educação. “Pretendemos avançar e revolucionar na Educação para alcançar o sucesso. Para fazer uma boa gestão é preciso que se seja determinado. Autonomia e determinação são características deste governo, que também terá flexibilidade nos momentos certos”, comentou Luzinete Oliveira.

Preparativos para o ano letivo

Os procedimentos para as reformas das escolas já estão em andamento, todos os reparos necessários serão realizados, a partir do levantamento que está sendo feito pela engenharia da Secretaria de Obras e Infraestrutura para posterior realização das devidas licitações.

O processo é adotado também para a merenda escolar, cuja composição do cardápio foi elaborada pela nutricionista Lidiana Leal na gestão do prefeito interino Gerson Bonfantti e agora aguarda para ser licitada. Do mesmo modo, o transporte escolar também está sendo providenciado. As medidas prioritárias dizem respeito ao material de limpeza e de expediente, gás de cozinha, merenda, transporte e demais suplementos indispensáveis para que o início das aulas, no dia 13 de fevereiro, ocorra sem transtornos e com todas as escolas funcionando adequadamente. 

As matrículas nas escolas da rede municipal, para a Educação Infantil, Fundamental I e II e EJA, serão abertas na próxima segunda-feira (09/01).

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.

 
Topo