0

É um costume nosso quando brasileiros, acostumados a não conhecer nossos direitos constitucionais, cobrar das instituições públicas, da prefeitura, do Estado em fim de todos os dispositivos que existem em nosso beneficio. Não que não seja uma obrigação das instituições publicas nos servir. Por que afinal de contas nem todas ou quase nenhuma funciona a contento.

Porém existe uma contrapartida que precisa ser observada. Ou seja nossa participação pessoal em facilitar como cidadãos para que as coisas funcionem com melhor regularidade.

Queiram ou não queiram vivemos em um Estado falido. Onde a educação é precária, a saúde é um desastre e a segurança é apenas uma questão de sorte. Isso sem falar da justiça que além de injusta muitas vezes é seletiva. Ou seja quem pode mais chora menos.

Todavia se exercermos com regularidade a questão da cidadania, e se nos preocuparmos com um comportamento mais adequado e menos egoísta, poderemos com o tempo amenizar muitas situações que hoje parecem não ter solução.

A questão do lixo por exemplo. Sabemos que em Barreiras essa prestação de serviço existe e funciona com regularidade. Em alguns bairros a coleta acontece segunda e sexta-feira ao final da tarde. Em outros possivelmente podem acontecer em outros dias. Mas isso não vem ao caso. O que de fato interessa é que se existe essa coleta regular que já é um serviço de indispensável prioridade, vamos todos fazer o possível de dar nossa contribuição pessoal.

Por exemplo separar os dejetos orgânicos dos materiais com vidro, papel e metal. Coloca-los bem acondicionados e se possível em embalagens plasticas resistentes e bem lacradas. Estabelecer um local elevado para esperar que a coleta seja feita.

Agindo dessa forma e tendo o cuidado de nunca deixar que se espalhem pelo chão, estaremos facilitando um trabalho e promovendo uma consciência que muito breve irá beneficiar toda a cidade. Menos doenças contagiosas, menos mosquitos, baratas e ratos e com certeza respiraremos todos um ar de melhor qualidade.

Porem cabe a cada um de nós como indivíduo a proceder com essa regularidade e alertar seus vizinhos para que façam o mesmo. Pode demorar muito para que essa

consciência de cidadania cresça e passe a ser uma referencia para toda a cidade. Nunca pense erradamente que o problema do acondicionamento de lixo é um problema exclusivo da prefeitura, pois ele também é seu. Faça sua parte e oriente seus familiares para fazer o mesmo. Seus vizinhos com o tempo vão se espelhar no seu bom exemplo.

Hoje, todos fazem o que sempre fizeram e por mais que os garis apanhem regularmente esses desejos muita coisa fica a desejar. Muito lixo mal acondicionado fica espalhado pelas ruas e calçadas porque não existe a consciência de se ter uma responsabilidade maior.

A nossa contribuição pessoal em melhorar os serviços públicos vai fazer a diferença. Precisamos pensar em contribuir e facilitar os serviços que são regulares. Só assim iremos conseguir uma noção mais eficiente de cidadania. Faça sua parte!

A cronica de hoje é dedicado ao amigo Pedro Tavares da Mantiqueira, a minha amiga e jornalista Silvânia Costa e a todos os que acompanham essas cronicas de segunda a sexta-feira.

Colunista Guto de Paula / Tv Web Barreiras.

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.

 
Topo