CRÔNICA DE GUTO DE PAULA: POR MELHORES DIAS.
Enquanto as coisas não acontecem, vamos todos esperando o quebra-cabeças deixado pela antiga administração ser resolvido. Uma tarefa, como já dissemos antes de difícil e demorada solução.
Encargo de novos secretários, cada um em seu setor tentando organizar o que possivelmente nunca teve planejamento definido e cuja meta era apenas compor um conjunto de vontades que nem sempre respeitavam os princípios básicos de uma administração.
Na coletiva de imprensa ficou muito claro que o empenho primeiro era o de tentar saber através de documentos o que era legal e o que fugia da realidade. Dívidas, compromissos, folha de pagamento, empenhos, obras interrompidas e uma parafernália de confusões. Fora isso as ameaças de sequestro e as prioridades que não podem nem devem ficar para segundo plano.
Pouco a pouco as coisas começam a tomar sentido e acredito que dentro em breve as primeiras ações de uma nova administração começarão a surgir.
Queremos todos crer que acabe dando certo e que esses problemas muitas vezes tão simples de resolver que sempre acabaram esquecidos possam ser resolvidos.
O grande público quer ver a coisa acontecer pois está vivendo em uma cidade onde a infraestrutura está totalmente comprometida, o trânsito é confuso e a sinalização precisa de novo ordenamento. Os semáforos, por exemplo, quase que a maioria está instalada no sistema de quatro estágios. Ou seja, o sinal abre para um sentido e fecha automaticamente para os outros três. Todavia em esquinas de pouco fluxo o tempo em que o condutor passa parado esperando o transito ser liberado é completamente fora de propósito. Muita demora sem a menor necessidade. Ou seja, o que foi feito para ordenar está mal dimensionado e muitos invadem o sinal e perdem a paciência. Um risco a mais que poderia ser evitado se o transito de Barreiras tivesse um planejamento mais inteligente.
Outro problema são os locais para estacionamento. Tomados por motos que não respeitam os locais próprios ou não encontram na quadra o seu local pré-definido. Em todas as quadras centrais onde o movimento é diariamente maior deve haver locais definidos para motos, para veículos, para pessoas com deficiência físicas e idosas. Digo em todas as quadras centrais, não apenas em locais espalhados pela cidade.
Medidas simples de serem tomadas que poderiam ser fiscalizadas e orientadas pela Guarda Municipal. Por sinal um contingente que necessita de melhor utilização e tem condições de colaborar com melhores e mais eficientes serviços. Pensar nisso e coloca-los para trabalhar é uma ideia que precisa acontecer, pois a Guarda Municipal que foi um avanço para cidade precisa ser mais bem utilizada.
Das medidas simples que não geram muitos ônus para o município é que se consegue mostrar serviço e demonstrar logo nos primeiros meses que agora existe vontade, planejamento e interesse em demonstrar mais amor por essa cidade.
Temos que acreditar que essa vitória tão esperada se torne um marco histórico social e político e que consiga de fato colocar essa cidade nos trilhos de um progresso tão almejado por todos.
Cabe então dar um voto de confiança ao novo prefeito e sua equipe de profissionais que ainda hoje estão empenhados em tomar pé de uma situação difícil, mas que tem solução quando existe vontade, determinação e transparência.
A crônica de hoje é dedicada ao novo comandante da Guarda Municipal e aos condutores de moto que ultrapassam pela esquerda, estacionam de forma padronizada e em local permitido. Ou enfim aqueles que por segurança própria respeitam as leis de transito.
Boa tarde!
Guto de Paula / Colunista Tv Web Barreiras.
Post a Comment