0

Prevenir o uso de drogas em áreas de reforma agrária faz parte de uma parceria firmada pela Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) do Incra na Bahia e o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) da Polícia Militar, no município de Monte Santo – localizado na região Sisaleira – a 350 km de Salvador. 

A iniciativa, celebrada, na quarta-feira (7), será adotada inicialmente no assentamento Fazenda Desterro onde vivem 98 famílias e estudam cerca 120 alunos. O programa terá início em março de 2017 junto com o período escolar. A técnica de ATER, Maria Amélia Barbosa, articuladora do projeto, explica que os alunos serão multiplicadores dos conhecimentos adquiridos. 


A ATER em Monte Santo é prestada em parceria com a Fundação para o Desenvolvimento Científico, Tecnológico, Econômico, Sociocultural, Turístico e Ambiental (Fundesf). 

Crianças assentadas

O Proerd é um projeto em que policiais treinados, com material próprio, desenvolvem cursos preventivos em escolas para crianças e jovens do 5º ao 7º ano e também a comunidade. Segundo o capitão da Polícia Militar, Fábio Santana de Oliveira, as lições do Proerd trabalham com os seguintes aspectos: compreensão dos efeitos das drogas; lidando com as tensões; maneiras de dizer não; fortalecendo a autoestima; resistindo à violência e às pressões das gangues e resolução de conflitos sem recorrer à violência. 

O objetivo desta articulação é fortalecer o vínculo das comunidades assentadas com a Polícia Militar. E ainda levar para as famílias um conhecimento que garante aos jovens e à comunidade uma melhor formação de como lidar com o risco e o contato com as drogas”, complementa o coordenador do Proerd em Monte Santo, capitão José Adelson Danda Júnior. 

Assessoria de Comunicação Social do Incra/BA

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.

 
Topo