0

A noite de ontem foi abrilhantada pela entrega da Comenda Titulo de Cidadão Barreirense na Câmara Municipal. Mais uma vez um grupo de pessoas escolhidas pelos dezenove vereadores que compõem a casa tiveram a oportunidade de apresentar cada um duas pessoas que consideraram ilustres, ou que apresentaram durante sua vida serviços inestimáveis prestados a comunidade. 

A escolha desses nomes depende unicamente do entendimento pessoal de cada vereador sobre quem deveria merecer essa honraria. Entende-se que essa escolha depende do discernimento de cada um no objetivo de prestar essa homenagem. Sendo assim, muitos são esquecidos, não foram lembrados ou mesmo nem foram considerados merecedores.

Devem existir critérios básicos que norteiam esses vereadores para efetuar essa escolha. Eu pessoalmente os desconheço, porque teria que fazer uma grande reflexão sobre o que de fato representa serviços prestados a comunidade. Se essas ações são filantrópicas por excelência ou podem ser apenas conferidas pelo suposto sucesso que cada um fez por merecer, econômica ou financeiramente.

Ser um destaque no conjunto de uma sociedade não é tarefa fácil, pois demanda de ações diferenciadas e naturalmente carregadas de muita representatividade. Ações incomuns fruto de raro e exclusivo modo de agir e de se comportar. Mas, enfim não sou eu e nem gostaria de ser quem escolheria esses nomes ilustres, pois os esquecidos, os não considerados e os não avaliados com certeza ficariam descontes. 

Já sabemos que não se pode agradar a todos e no meu fazer crítico tenho absoluta certeza que posso ser muito mais temido que propriamente elogiado. Sou mais maldito que venerado, mas essa foi minha escolha e sempre considerei o fato de que a verdade incomoda muito mais que a mentira. Principalmente para os que vivem da ilusão, da bajulação e de tudo que não depende exclusivamente da competência. 

Mas voltando ao ponto de inicio parabenizo os homenageados de ontem e sinto muito por todos aqueles que também mereciam no meu modo de avaliar um título de cidadão da cidade em que prestaram relevantes serviços. 

Se pessoalmente pretendesse conceder esse título há um grupo de pessoas, com certeza enviaria uma placa comemorativa para a equipe de jornalismo televisivo da Câmara Digital. Em reconhecimento por seu trabalho, pela divulgação das propostas dos que hoje estão reeleitos. Pelas oportunidades impares em que muitas pessoas da sociedade inclusive os próprios vereadores dispuseram durante esse período de transmissões exclusivas. 

Independentemente de qualquer pretensão politica partidária ou de qualquer intenção de agradar os comunicadores de nossa cidade, sempre acreditei que o trabalho de divulgação jornalística seja falada, escrita, teclada ou televisada esta desempenhando um importantíssimo papel social que não é reconhecido como deveria ser. Muitas vezes até pelos proprietários do sistema ou pelos idealizadores do projeto de divulgação. São para mim os grandes e maiores esquecidos. 

Só imaginem a possibilidade de que eles não atuassem na noite de ontem, pergunto: Quantos saberiam quem foram os premiados de ontem? No entanto pelo trabalho deles explodiram nas redes sociais todos os tópicos do evento de ontem. Ninguém foi esquecido. Apenas os que mais uma vez contaram nossa historia social, com determinação, tenacidade, competência e esforço pessoal, mas não foram lembrados. Nem pelos que serviram o ano todo, nem pelos que idealizaram o projeto de divulgação. 

E pasmem, pois prestam serviços diários de segunda a segunda feira mais são invisíveis para o olhar dos insensíveis. 

A crônica de hoje, como não poderia deixar de ser é dedicada a todos os profissionais de divulgação dessa cidade em todas as suas competências de atuação. Todos aqueles que só são lembrados quando alguém precisa deles para divulgar suas propostas. Fora isso não representam nada. 

Boa Tarde!

Guto de Paula / Tv Web Barreiras.

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.

 
Topo