0

Nessa quinta é comemorado o Dia Internacional da Luta contra a AIDS. A data possui o objetivo de conscientizar a população sobre essa ser uma das doenças que mais mata no mundo e também auxiliar no combate contra o preconceito aos portadores do HIV.

O termo AIDS vem do inglês “Acquired immunodefiecience syndrome”, que em português significa “Síndrome da Imunodeficiência Adquirida”. O vírus da AIDS (HIV) destrói as células brancas do organismo, responsáveis em proteger e combater doenças no corpo humano.

Com a destruição das defesas, o corpo fica bastante fragilizado e propício a ser atacado por inúmeras doenças, como pneumonias, infecções, herpes e até mesmo alguns tipos de câncer.


A doença pode ser transmitida através do contato de fluídos corporais do infectado com o sangue de uma pessoa saudável, por meio de relações sexuais sem preservativo (camisinha), transfusões de sangue ou compartilhamento de seringas e agulhas.

DÚVIDAS SOBRE O CONTÁGIO – A AIDS não tem cura, mas pode ser tratada com coquetéis antiaids, quando diagnosticada a tempo, melhorando a qualidade de vida do infectado. Beijos de língua, abraços ou contatos com a pele da pessoa portadora de HIV não transmite a doença.

Por Dr. José Barbosa – Médico diretor do corpo clínico do HO

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.

 
Topo