GELO QUENTE: CIENTISTAS CONGELAM ÁGUA A MAIS DE 100° DE TEMPERATURA. - Tv Web Barreiras

Notícias Recentes

4 de dez de 2016

GELO QUENTE: CIENTISTAS CONGELAM ÁGUA A MAIS DE 100° DE TEMPERATURA.


Já é fato conhecido que diferentes condições podem alterar os pontos de fusão e ebulição da água. Em grandes altitudes, onde o ar é rarefeito e a pressão exercida é mínima, é necessário menos energia para ferver a água; da mesma forma, quando a pressão é alta, é preciso de um pouco mais de calor para tal. No entanto, os cientistas do MIT sacudiram totalmente esses conceitos ao anunciar que conseguiram congelar a água em temperaturas em que ela deveria estar borbulhando.

O feito foi alcançado usando nanotubos de carbono, cuja espessura não é muito maior do que algumas moléculas de água. Dentro deste espaço, os cientistas foram capazes de alterar as propriedades de ebulição e congelamento da água. Segundo um artigo científico publicado pelo MIT, a descoberta mostra que até mesmo materiais familiares podem ter comportamentos incomuns quando colocados dentro de estruturas de tamanhos nanométricos.

Durante os testes, a água solidificou à temperatura de 105° Celsius, enquanto a temperatura de ebulição da água no nível do mar é de 100°C. Os cientistas já esperavam uma mudança de comportamento do material, mas não de uma forma tão intensa.

Contudo, apesar de o resultado mostrar que a água definitivamente entrou em estado sólido, os cientistas ainda relutam em chamá-la de gelo. Isso porque o termo “gelo” implica uma estrutura cristalina que o experimento não conseguiu verificar de forma conclusiva dentro dos nanotubos. “Não é necessariamente gelo, é uma fase ‘tipo gelo’”, diz Michael Strano, professor de engenharia química no MIT.

As aplicações disso podem ir além de apenas uma curiosidade. O comunicado do MIT cita como possível exemplo fios preenchidos com gelo, que tiram proveito das propriedades térmicas e elétricas do gelo, só que com a vantagem de se manterem estáveis na temperatura ambiente.

Fonte:  Engadget e MIT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.