0

José Carlos Siqueira, Verônica Ana Torres e David Stephen Green foram denunciados por manter conta não declarada no exterior, usada para receber pagamentos por imóveis em Itacimirim

O Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) denunciou três pessoas por evasão de divisas em Camaçari (BA), região metropolitana de Salvador. José Carlos Siqueira, Verônica Ana Torres e David Stephen Green — cidadão britânico — são acusados de manterem, pelo menos entre 2005 e 2007, conta bancária no exterior com pagamentos não declarados à Receita Federal e ao Banco Central. A denúncia, oferecida no dia 20 de agosto, foi recebida pela Justiça Federal em 2 de setembro.

De acordo com o MPF, os três constituíram, em 2004, a BPS Brasil Incorporadora Ltda. — empresa administrada por Torres e Green com autorização de Siqueira. Por meio dela, venderam unidades do condomínio de imóveis Apart Hotel Cancun Vilas, situado na Praia de Itacimirim, em Camaçari, a diversos cidadãos britânicos, e depositaram os pagamentos em conta mantida no Reino Unido — sem o devido registro no Banco Central ou na Receita Federal, o que configura crime de evasão de divisas.

Segundo documentos obtidos na investigação, somente entre junho e julho de 2006 os réus retiraram da conta recursos equivalentes a mais de 370 mil reais, que foram transferidos a uma empresa brasileira. O MPF apurou, no entanto, que não há registro de entrada de quaisquer recursos no Brasil, nem sequer daqueles supostamente destinados à construção dos imóveis.

O procurador da República André Luiz Batista Neves, autor da denúncia, requer que os acusados sejam condenados pelos crimes previstosno art. 22, parágrafo único, da Lei nº 7.492/86, que prevê reclusão de dois a seis anos e pagamento de multa a quem promove, sem autorização legal, a saída de moeda ou divisa para o exterior, ou nele mantém depósitos não declarados à repartição federal competente.

Número para consulta processual na Justiça Federal: 30054-16.2016.4.01.3300 – Seção Judiciária da Bahia

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal na Bahia

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.

 
Topo