MELHOR APROVEITAMENTO - CRÔNICA POR GUTO DE PAULA. - Tv Web Barreiras

Notícias Recentes

10 de nov de 2016

MELHOR APROVEITAMENTO - CRÔNICA POR GUTO DE PAULA.


Os grandes desafios da próxima administração podem ser resumidos a três aspectos importantes. Em primeiro lugar estabelecer as prioridades, em segundo planejar as ações que demandam custos para a Prefeitura e em terceiro gerar ações que possam criar melhor aproveitamento da mão de obra dos servidores públicos. 

E nesse aspecto sugiro um melhor aproveitamento da Guarda Municipal que até então ainda tem o aspecto de ser uma guarda pessoal dos interesses do gestor e não estar propriamente servindo a comunidade.

Poderiam por exemplo organizar o trânsito nos horários de maior movimento. Fiscalizar os estacionamentos nos locais críticos, como as ruas que circundam a feira e a região onde se concentra as instituições bancárias. 

E com o tempo e experiência adquirida poderiam até aplicar multas nas infrações de transito. 

Isso sem falar no patrulhamento das escolas públicas, postos de saúde para aumentar e reforçar a segurança. 

E por falar em segurança porque não patrulharem a cidade em dupla tipo a guarda Cosme e Damião, ou seja, um policial militar e um guarda municipal, já que os dois contingentes sozinhos são ainda insuficientes. Isso tem dado certo em outras cidades e com essa parceria é possível que a ação policial que procura coibir os assaltos de rua possam de fato diminuir com a presença desses policiais agindo em dupla. 

Enquanto isso não acontecer a Guarda Municipal continua a ser uma guarda simbólica, mal aproveitada e sem sentido prático. 

O ordenamento do trânsito em toda a cidade precisa acontecer. Uma fiscalização que pode fazer com que o guarda municipal seja de fundamental utilização. Orientando tanto os pedestres quantos os condutores de veículos automotores. O que vemos hoje são carros mal estacionados, ocupando vagas onde poderiam estacionar outros. Motos ocupando vagas de veículos e criando maiores dificuldades de estacionamento. 

Estacionamentos prioritários para deficientes físicos e idosos, praticamente inexistem. São muito poucos. Poderiam ser demarcados em todas as quadras centrais da cidade a exemplo do que acontece em grandes cidades onde apesar do fluxo intenso existe uma politica de controle eficiente. Fiscalizar esses locais seria mais uma função da Guarda Municipal.

Muito embora já exista um ensaio precário de demarcação de estacionamento privativo para motos e carros se faz necessários criar muitos mais.

Outra sugestão que ocuparia a Guarda Municipal sem maiores custos para o município seria apoiar todos os locais onde as faixas de pedestres estão apagadas e por essa razão acontecem frequentes atropelamentos. A presença da Guarda Municipal nesses locais enquanto o defeito não é reparado seria com certeza muito oportuna. Pois o guarda estaria orientando os pedestres e controlando o fluxo de transito. 

São apenas sugestões que se aproveitadas como ideias e não como simples critica, contribuiriam para que a Guarda Municipal tivesse mais utilidade e com certeza recebesse do povo mais respeito e melhor consideração. 

Todas essas sugestões necessitam de treinamento e de qualificação específica mas que poderiam gerar melhores resultados e fazer com que a Guarda Municipal se torne de fato uma corporação indispensável para a cidade e que seu trabalho tenha o reconhecimento publico que merece

A crônica de hoje é dedicada a sindicalista Carmélia da Mata, ao novo comandante do valoroso Corpo de Bombeiros de Barreiras e aos policiais militares que patrulha a cidade diuturnamente.

Boa Tarde!


Da redação Guto de Paula / Tv Web Barreiras.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.