CRÔNICA POR GUTO DE PAULA. - Tv Web Barreiras

Notícias Recentes

3 de nov de 2016

CRÔNICA POR GUTO DE PAULA.


Na ultima seção ordinária da Câmara foi aprovado quase que por unanimidade a Lei Orçamentária para 2017, permitindo ao prefeito eleito 100% de remanejamento das verbas. Pode até parecer que vereadores de oposição ou melhor os que acompanharam o governo derrotado estavam traindo suas bases políticas. Porem, analisando com mais profundidade o que esses vereadores demonstraram e acredito até com uma boa parcela de bom senso é que estavam concedendo ao prefeito eleito um voto de confiança. Entendendo talvez que diminuir o percentual de verbas seria uma espécie de revanchismo ou mesmo estar votando contra as possibilidades de obras possíveis para Barreiras. 

Os mais conscientes deram essa demonstração em seu discurso. Aprovaram os 100% mas deixaram claro que irão fiscalizar de forma ferrenha as ações da administração que entra em vigor à partir de janeiro próximo.

Considero então que foi uma decisão madura, salvo algumas hipocrisias de vereadores que claramente viraram a casaca. Mas, para o bem da comunidade, votar a totalidade das verbas seria dar de fato ao novo prefeito um voto de confiança. Porque é difícil e fora de propósito lógico ser fiel a um governo que tecnicamente já não existe mais. Primeiro por ter sido derrotado e segundo por paralisar todas as obras em andamento após o resultado das eleições. Ser fiel a uma situação dessas e não ter qualquer argumento para criticar um governo que ainda não governou se torna apenas ser coerente com seus princípios pessoais e nada mais.

Paralelo aos votos foram apresentadas as solicitações indicativas para obras e ações, que antiga oposição caprichou no numero, na qualidade e justificação. Esquecendo com certeza que deveriam ser feitas e cobradas da gestão derrotada em que se sentiam parte do governo. Isso se deve ao fato de que mesmo fazendo parte da situação sabiam muito bem que a administração passada não dava a mínima para as indicações tanto da situação como da oposição.

Seja esse talvez um dos grandes motivos pelo qual o povo resolveu aptar por uma mudança. 

A grande realidade que em uma situação como essa os vereadores ficam entre a cruz e a espada. Ou defendem seus princípios ou votam contra as oportunidades que o povo poderiam ter. Mas quando esse compromisso é com o povo, com o futuro do município, porque não dar um voto de confiança e fazer o que alguns fizeram com toda a dignidade; vamos estar atentos, vamos fiscalizar e vamos cobrar. 

Aos que se opuseram ou não necessitaram votar acredito que foram coerentes com seus princípios e revelaram uma fidelidade muito louvável, mas pouco prática. Uma posição honrosa muito diferente dos que ao vislumbrar o novo poder foram logo caindo de joelhos. Nada contra aos que se perpetuam no poder sem qualquer principio ideológico, sem qualquer conhecimento de causa e sem qualquer compromisso com a comunidade por um todo. O povo conhece eles e deverá acompanhar de perto suas ações ou a ausência delas.

A moral de toda essa história é que o bom pescador quando fisga um peixe grande, primeiro dá linha para ele correr e depois vagarosamente e sabiamente traz ele para fora d’água e pra dentro do cesto. 

A crônica de hoje é dedicada o vereador BI, ao presidente do sindicato dos motociclistas, ao senhor Jerino Carvalho morador pioneiro do bairro Santa Luzia e a todas as entidades de classe organizadas desse município. 

Por Guto de Paula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.