0

Órgão iluminou a sede, em Salvador, de rosa; doações ao Núcleo Assistencial para Pessoas com Câncer podem ser feitas na sede do MPF até o fim do mês

Durante o mês de outubro, o Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) promove arrecadação de itens de limpeza para o Núcleo Assistencial para Pessoas com Câncer (Naspec). Pelo sexto ano consecutivo, a sede do órgão tem iluminação rosa, que pode ser vista durante a noite por quem passa pela avenida Luís Viana Filho (Paralela).

O gesto, que marca o apoio do órgão ao movimento mundial Outubro Rosa, tem como objetivo estimular a participação de empresas, entidades e da população no combate ao câncer de mama. Como parte da campanha, o MPF recebe doações, até o fim de outubro, de itens como água sanitária, desinfetante, pano de chão, sabão em pó e esponja de aço. As doações podem ser entregues na sede do MPF/BA (Rua Ivonne Silveira, 243, Doron), em Salvador, das 10h às 18h.

O Naspec — Entidade beneficente de assistência social e médico-hospitalar, o Naspec fornece cuidados paliativos e estadia a pacientes com câncer do interior da Bahia que não têm condições de arcar com a permanência na capital para tratar da doença, além de orientar e dar apoio logístico a pacientes de Salvador. Segundo o último levantamento, apenas no ano de 2014 o núcleo realizou 43.235 atendimentos. Além de prestar assistência aos pacientes, a entidade acolhe e capacita seus acompanhantes para que se tornem cuidadores habilitados, e também distribui centenas de refeições diárias e cestas básicas mensais.

Outubro Rosa — O movimento nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de promover a conscientização sobre a doença e compartilhar informações sobre o câncer de mama.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o segundo mais comum entre as mulheres, tanto no mundo como no Brasil — cerca de 25% dos novos casos anuais —, atrás apenas do câncer de pele (não melanoma). Em 2016, são esperados 57.960 novos casos de câncer de mama no país. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal na Bahia

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.

 
Topo