CIENTISTAS ESTUDAM PRIMEIRO PACIENTE CURADO DO HIV APÓS TRATAMENTO INOVADOR. - Tv Web Barreiras

Notícias Recentes

7 de out de 2016

CIENTISTAS ESTUDAM PRIMEIRO PACIENTE CURADO DO HIV APÓS TRATAMENTO INOVADOR.


Cientistas britânicos podem estar perto de descobrir a cura para o vírus do HIV. A boa notícia vem depois do exame realizado em um dos 50 pacientes tratados pelo grupo numa pesquisa: um teste feito em um homem de 44 anos não conseguiu detectar nenhum traço da doença em seu sangue. Ainda falta descobrir se outros fatores influenciaram o resultado, como outros medicamentos que o paciente vem tomando. Por isso, testes em curso vão apontar se de fato o homem está livre do vírus de vez.

Segundo o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas em Saúde, Mark Samuels, o progresso feito pelos cientistas é notável. “Estamos explorando a possibilidade real de cura de HIV. Este é um desafio enorme”, disse.

O paciente, cujo nome não foi divulgado, é um assistente social de Londres. O homem diz que ingressou no estudo para ajudar a si mesmo e aos outros. “Seria ótimo se a cura tiver acontecido. No meu último teste, há duas semanas, não havia presença do vírus”.

Os pesquisadores responsáveis pelo estudo são de um grupo de universidades inglesas, entre elas Oxford, Cambridge, Imperial College London, King’s College London e University College London. A pesquisa que apresenta resultados mais conclusivos deve circular em 2018.

A médica e professora Saraf Fidler, consultora da Imperial College, de Londres, também se manifestou sobre o assunto. “Esta terapia é criada especificamente para limpar o corpo de todos o vírus do HIV, inclusive o dormente (latente). O tratamento tem funcionado em laboratório e há boas evidências de que funcione em seres humanos também. Mesmo assim, é importante reforçar que ainda estamos longe de um tratamento real”, escreveu.

Fonte: Ibahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.