SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO 2016 É LANÇADA EM BARREIRAS. - Tv Web Barreiras

Notícias Recentes

10 de set de 2016

SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO 2016 É LANÇADA EM BARREIRAS.


A Semana Nacional de Trânsito 2016 terá como tema “Década Mundial de Ações para a Segurança no trânsito – 2011/2020: Eu sou + 1 por um trânsito + seguro”. A informação foi confirmada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a temática desse ano acompanha a evolução das ações de campanha de educação de trânsito do órgão e as ações da “Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito – 2011/2020”. A principal finalidade é conscientizar o cidadão de sua responsabilidade no trânsito, valorizando ações do cotidiano e visando a participação de todos para o alcance da segurança viária.

Ainda segundo o órgão, o autor do trânsito deve ser tratado como alguém que tem o poder de decidir o seu destino e que é o responsável pelas próprias ações, além disso sofrerá as consequências de suas escolhas. Assim, o tema “Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Eu sou + 1 por um trânsito + seguro”, possibilita realizar ações focadas em todos os integrantes do trânsito, entre eles pedestres, ciclistas, motociclistas, passageiros e condutores. Cada um é responsável pelas atitudes no dia a dia no trânsito e que cada um pode e faz a diferença!

A Semana Nacional do Trânsito está prevista na Lei 9503, de 23 de setembro de 1997 – Código de Trânsito Brasileiro, sendo comemorado entre os dias 18 e 25 de setembro. A finalidade é conscientizar a sociedade, com vistas à internalização de valores que contribuam para a criação de um ambiente favorável ao atendimento de seu compromisso com a “valorização da vida”. Além disso, focar no desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos.

Uma reunião foi realizada na Câmara de Vereadores da cidade de Barreiras e na ocasião contou com a presença dos responsáveis de vários órgãos, como Maçonaria, PM, PRE, PRF, GCM e COOTRANS, SAMU. Em entrevista ao Programa Câmara Revista, da TV Câmara de Barreiras Digital, canal 04, onde contou com a presença da equipe do Blog do Sigi Vilares, ficou definido que nas datas supracitadas serão realizadas blitz educativas. Essa iniciativa terá a participação destes órgãos na sua área de atuação, além de realização de palestras temáticas, apresentações, abordando vários temas no trânsito e também ações de filantropia por parte da Maçonaria.

Durante a entrevista foi divulgado um número alarmante. No Brasil morre cerca de 150 pessoas por dia, isto representa a queda de um avião diariamente e matando a todos em uma tragédia. Anualmente, isso representa cerca de 55 mil pessoas que morrem se tornando a causa que mais mata brasileiros no país, o trânsito.

Outro dado alarmante abordado é que o Brasil está ocupando o segundo lugar do mundo como sendo o lugar mais perigoso para motociclistas que são mortos em acidentes, perdendo apenas para o Paraguai. No trânsito há o âmbito administrativo, civil e criminal, dependendo do ocorrido por exemplo em um acidente.

A Semana Nacional do Trânsito, visa a maior conscientização do condutor de veículo, na tentativa de se educar, tentando reduzir ao máximo os acidentes e diminuindo esta estatística cruel de morte no trânsito brasileiro que está infelizmente em primeiro lugar.

Fonte:Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.