REUNIÃO TERMINA SEM ACORDO E BANCÁRIOS DECIDEM MANTER A GREVE. - Tv Web Barreiras

Notícias Recentes

13 de set de 2016

REUNIÃO TERMINA SEM ACORDO E BANCÁRIOS DECIDEM MANTER A GREVE.


Os bancários decidiram nesta terça-feira (13) manter a greve iniciada na semana passada, informou a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT). A decisão foi anunciada após reunião com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) em São Paulo. Segundo a Contraf, a Fenaban não apresentou nova proposta, e uma nova rodada de negociação foi marcada para quinta-feira (15), em São Paulo

De acordo com o último balanço divulgado pelo comando dos grevistas, 11.531 agências e 48 centros administrativos tiveram as atividades paralisadas nesta segunda-feira (12). Segundo o Banco Central, o país tem 22.676 agências bancárias instaladas.

A greve teve início na terça-feira passada (6). Na sexta-feira (9), os bancários decidiram manter a greve iniciada no dia 6, rejeitando a proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) de reajuste de 7%.

A Fenaban não tem divulgado balanços diários de agências fechadas, mas informa que a população tem à sua disposição uma série de canais alternativos para realizar transações financeiras.

Bahia

De acordo com o sindicato da categoria, são 257 unidades paradas em Salvador e 616 nas cidades do interior. Por causa da paralisação, o movimento em lotéricas e agências dos Correios aumentou.

Com 873 agências fechadas em todo o estado da Bahia, a greve dos bancários completa uma semana nesta terça-feira (13). De acordo com o sindicato da categoria, são 257 unidades paradas em Salvador e 616 nas cidades do interior. Por causa da paralisação, o movimento em lotéricas e agências dos Correios aumentou. Uma nova reunião de negociação da categoria e Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) deve acontecer às 14h desta terça, em São Paulo.

Na capital baiana, segundo funcionários da agência dos Correios do bairro do Comércio, cresceu o número de pessoas à procura dos serviços de banco postal. "Os horários de maior movimento são no começo da tarde e no meio da tarde. As pessoas começam a aparecer por volta das 12h, pois aproveitam o horário de almoço para pagar as contas", disse um dos funcionários.

O mesmo acontece em uma lotérica da Avenida Sete, também em Salvador. Segundo atendentes, o movimento cresceu após a greve e o horário de pico é sempre por volta das 12h, assim como em outra lotérica no bairro da Piedade. "Aqui [Piedade], o número de clientes começa a crescer a partir das 11h. A greve contribuiu para esse aumento", disse uma funcionária.

Reivindicações

Os bancários entraram em greve por tempo indeterminado no dia 6 de setembro, última terça-feira. Depois de cinco rodadas de negociação com a Fenaban e a apresentação de uma proposta de reajuste salarial de 6,5%, índice elevado para 7% depois do início da paralisação, categoria e Fenaban se reúnem novamente nesta terça-feira.

Para o presidente do sindicato dos bancários na Bahia, Augusto Vasconcelos, a expectativa é de que seja apresentada nova proposta pela Fenaban. "A nossa expectativa da reunião de hoje é que seja apresentada uma proposta digna e que a gente possa submeter às assembleias", disse ao G1 nesta terça-feira.

De acordo com o sindicato, pontos considerados importantes para os trabalhadores ficaram de fora, como o investimento em segurança para coibir os constantes ataques e a ampliação do quadro de funcionários para reduzir as filas.

"Nós estamos pedindo 5% de aumento acima da inflação, além disso, nós reivindicamos mais contratações, fim das demissões, combate à terceirização, ao assédio moral; também queremos melhorias das condições de trabalho e atendimento à população; redução de juros e tarifas; e investimentos em segurança", completou Augusto.

A Fenaban alegou em nota que "o modelo de aumento composto por abono e reajuste sobre o salário é o mais adequado para o atual momento de transição na economia brasileira, de inflação alta para uma inflação mais baixa".

Segundo o presidente, as reivindicações têm sido negociadas desde o dia 11 de agosto, mas não houve avanços. "Hoje à tarde vamos aguardar os desdobramentos da negociação", concluiu.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.