0

O número de eleitores com 16 anos mais que dobrou desde as eleições de 2014, na Bahia, segundo dados do Tribunal Regional Estadual (TRE-BA). No último pleito, eram 38 mil, enquanto em 2016 o número chega a 83 mil.

A quantidade de eleitores com 17 anos também subiu, segundo o órgão. Em 2014, era de 81 mil, já esse ano são 126 mil, um aumento acima de 50%.

Os jovens menores de 18 anos, assim como as pessoas com mais de 70, não são obrigados a votar, mas para os que decidirem ir às urnas e ainda estão em dúvida sobre como escolher os melhores candidatos, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o IGBE lançaram nesta terça-feira (20) uma cartilha, intitulada "O seu município em números", que traz dicas sobre temas que precisam receber a atenção dos governantes.

O informativo possui dados sobre a população, economia, saúde e educação dos municípios brasileiros e pode servir de apoio não só para os eleitores, mas também para candidatos e partidos.

Segundo o TSE, um milhão de cartilhas serão distribuídas pelas agências do IBGE, prefeituras câmaras de vereadores e associações dos municípios. Também está prevista uma versão digital do informativo que será enviado aos eleitores por email.

"Os jovens, os mais atentos, os mais astutos, certamente vão dar o valor que merece esse fascículo. E isso é importante para eles terem noção do que vão fazer, em quem votar, porque votar", afirma Mário Alberto Hirs, presidente do TRE-BA.

Fonte: G1

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.

 
Topo