0

A aliança NBASE-T, responsável pelo desenvolvimento das tecnologias Ethernet, anunciou a aprovação de um novo padrão do Ethernet pelo IEEE, que permite obter maiores velocidades de rede por meio dos cabos que já existem nas casas e empresas atualmente. O padrão, nomeado com a simpática alcunha de IEEE 802.3bz-2016, 2.5G/5GBASE-T, permite velocidades de 2,5 Gbps e 5 Gbps por um cabo categoria 5e e taxas de transferência ainda maiores por cabos de categoria 6.

O novo padrão fecha o abismo existente entre a ethernet de 1 Gbps, que é atualmente o padrão mais rápido que pode ser alcançado com cabeamento comum Cat 5e e Cat 6, e a ethernet de 10 Gbps, que pode chegar a esta velocidade com cabos especiais Cat 6a e 7.

A maioria das residências e empresas ainda usam cabeamento Cat 5e e 6, e trocá-los geralmente é um trabalho grande e caro, especialmente em empresas maiores. Por isso a novidade é tão importante, permitindo a melhoria da rede sem grandes custos.

A atualização do padrão também se torna importante a partir do momento que a ethernet gigabit já estava se tornando um gargalo para as redes, com as redes Wi-Fi atingindo velocidades cada vez maiores. Para comparação, roteadores mais potentes com o padrão 802.11ac já são capazes de alcançar velocidades agregadas de até 6,5 Gbps; até mesmo os modelos mais básicos já superam os 1,3 Gbps.

Com a aprovação do padrão, não deve demorar para vermos equipamentos de rede habilitados para a ethernet de 2,5 Gbps e 5 Gbps. Para as residências e consumidores finais, o processo deve demorar um pouco mais.

Fonte: Ars Technica

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.

 
Topo