0

O secretário estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), Jerônimo Rodrigues, acompanhado de uma comitiva formada por representantes do poder público e sociedade civil, realizou uma série de visitas em comunidades rurais no município de Barreiras, localizado no Território de Identidade Bacia do Rio Grande, com o objetivo de conhecer experiências e viabilizar ações para os agricultores familiares da região.

Neste domingo (17), a comitiva visitou a comunidade rural de Canabrava para conhecer a plantação de horticultura e a estrutura da barragem feita pelos agricultores da comunidade para regar a produção de horticultura da localidade.

O titular da SDR, Jerônimo Rodrigues, avaliou, positivamente, as atividades realizadas no Oeste baiano e destacou que a secretaria foi criada, por determinação do governador Rui Costa, para que o Governo do Estado interiorize suas ações, e que, por esse motivo, é importante conhecer a realidade de quem vive no campo. "Os territórios do Oeste baiano possuem uma agricultura forte e uma agricultura familiar marcada para ter sucesso. O Oeste é forte, bonito e tem agricultura familiar, que produz alimentos saudáveis e cuida do meio ambiente".


No sábado (16), foram visitados os empreendimentos voltados à avicultura, pesca e aquicultura. Na unidade de beneficiamento de pescado o secretário Jerônimo Rodrigues, assinou um convênio com a Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares do Território Bacia do Rio Grande, (Coomaf), para a contratação de uma consultoria especializada que irá executar, entre outras atividades, o plano de negócios da unidade, visando à readequação das instalações, para o funcionamento da unidade.

O presidente da Bahia Pesca, Dernival Oliveira, destacou os investimentos feitos pelo Governo do Estado, por meio da SDR, para a cadeia produtiva da pesca e aquicultura e afirmou que esse segmento tem avançado em diversas regiões da Bahia e que o Oeste já é o 2º maior produtor de pescado da Bahia. "A Bahia Pesca está disponibilizando uma equipe técnica e a estrutura física do Centro Vocacional Tecnológico do Pescado (CVTT) da Bahia, na fazenda experimental Oruabo, em Santo Amaro, para capacitar os agricultores familiares que trabalham com pesca e aquicultura", afirmou.

Outra atividade realizada no município foi a visita à unidade da Avicultura Barreiras/Frango de Ouro, com o objetivo de conhecer a experiência e verificar a possibilidade de viabilizar uma parceria da empresa com os agricultores familiares.

Secom.

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.

 
Topo