ELEIÇÕES 2016: ONDE POSSO CONQUISTAR OS VOTOS NECESSÁRIOS PARA A MINHA ELEIÇÃO?.
Maglon Ribeiro
Consultor de Marketing Político e Pesquisas Eleitorais
As propostas de uma campanha eleitoral são basicamente ideias; muito diferentes de produtos.
Portanto, tarefa nada fácil. A ideia não pode ser apalpada, cheirada ou medida. Tem que haver capacidade de persuasão.
Suas propostas serão avaliadas por interesses, visões e enfoques diferentes dos seus. Nunca pense ser o “dono da verdade” – apresente as suas propostas, em primeiro lugar, a um grupo de amigos para que a(s) analise(m) e façam críticas.
Conheça as pessoas (sentimentos, cultura, necessidades, etc) que irão receber as propostas. Domine o assunto.
![]() |
Maglon Ribeiro - Consultor de Marketing Político e Pesquisas Eleitorais |
Na disputa eleitoral proporcional há varias categorias de candidatos. Existem aqueles por categoria profissional, como candidatos de professores, de companhias estaduais, da Policia militar, dos sindicatos. Uma segunda categoria de candidatos é a daqueles que tem visibilidade perante a opinião publica. Entram nessa categoria radialistas e apresentadores de televisão. Um subtipo são os pastores evangélicos, escolhidos de acordo com a capilaridade de sua religião. A terceira categoria e a do candidato regional, o sujeito que vai brigar por melhoria no seu bairro.
Todo e qualquer candidato precisa apresentar um plano de ação parlamentar ou plano de governo. O plano é originado na plataforma política e nos temas relevantes que a comunidade aponta através de pesquisas de sondagem. Este plano é o documento inscrito, um compromisso que o candidato assume perante seus eleitores. É o conjunto de propostas de ações que o candidato, sendo eleito, irá trabalhar e lutar a favor da comunidade que ele representa.
Com o plano na mão o candidato e seus colaboradores precisam levar em consideração três pontos fundamentais para que seu plano saia do papel e abordagem seja eficaz.
1.Conhecer as verdadeiras funções básicas do cargo. Vejamos para vereador, por exemplo: Função Legislativa, Função Fiscalizadora e Assessoramento, para que na hora da abordagem ao eleitor suas ideias e propostas estejam sintonizadas dentro dos limites da função do cargo.
2.Focar a campanha no seu eleitor alvo, aqueles que integram um bloco de eleitores que possui número suficiente de votos para elegê-lo(a).
3. Buscar voluntário, lideranças, formadores de opinião e os condutores (indutores) de votos.
Como profissional de marketing político, na busca pela conquista dos votos necessários para que você seja eleito, chamo a atenção para três categorias dessas lideranças, que merecem um esforça maior e que têm um maior relevo no processo de conquista e manutenção do eleitorado:
1- As lideranças domiciliares;
2- As lideranças comunitárias;
3- As lideranças profissionais e de trabalho.
Com várias janelas de divulgação fechadas, sem dúvida essa será a campanha politica do corpo a corpo, de envolver pessoas, voluntários, exército na rua. Certamente a campanha política será tanto mais eficiente quanto maior o número de pessoas que estejam envolvidas no trabalho de conquista dos eleitores.
A eleição é um grande evento e um importantíssimo motivador para estas participações. Conquiste adeptos para a sua causa e faça deles cabos eleitorais.
É por isto que cresce de importância o trabalho dos voluntários que, em sintonia com os candidatos, os dirigentes de campanhas e cabos eleitorais, se disponham não apenas a votar com o partido, mas o trabalhar pelo candidato. Este trabalho é necessário para a implantação dos vários esquemas operacionais da campanha. É também importante no processo de divulgação, aumentando a repercussão da mensagem do candidato, junto a pequenos grupos.
Qualquer candidato, veterano ou iniciante, deve procurar, na medida do possível, contar com o apoio ou a assessoria de profissionais de propaganda, marketing, imprensa, relações públicas e pesquisas, a fim de assegurar o respaldo técnico necessário para a formulação adequada das estratégias e diretrizes adotadas na campanha.
Contato: maglonribeiro@gmail.com
Post a Comment