ELEIÇÕES 2016: ONDE POSSO CONQUISTAR OS VOTOS NECESSÁRIOS PARA A MINHA ELEIÇÃO?. - Tv Web Barreiras

Notícias Recentes

20 de jul de 2016

ELEIÇÕES 2016: ONDE POSSO CONQUISTAR OS VOTOS NECESSÁRIOS PARA A MINHA ELEIÇÃO?.

Maglon Ribeiro

Consultor de Marketing Político e Pesquisas Eleitorais

As propostas de uma campanha eleitoral são basicamente ideias; muito diferentes de produtos.

Portanto, tarefa nada fácil. A ideia não pode ser apalpada, cheirada ou medida. Tem que haver capacidade de persuasão.

Suas propostas serão avaliadas por interesses, visões e enfoques diferentes dos seus. Nunca pense ser o “dono da verdade” – apresente as suas propostas, em primeiro lugar, a um grupo de amigos para que a(s) analise(m) e façam críticas.

Conheça as pessoas (sentimentos, cultura, necessidades, etc) que irão receber as propostas. Domine o assunto.

Maglon Ribeiro - Consultor de Marketing Político e Pesquisas Eleitorais
Na disputa eleitoral proporcional há varias categorias de candidatos. Existem aqueles por categoria profissional, como candidatos de professores, de companhias estaduais, da Policia militar, dos sindicatos. Uma segunda categoria de candidatos é a daqueles que tem visibilidade perante a opinião publica. Entram nessa categoria radialistas e apresentadores de televisão. Um subtipo são os pastores evangélicos, escolhidos de acordo com a capilaridade de sua religião. A terceira categoria e a do candidato regional, o sujeito que vai brigar por melhoria no seu bairro. 

Todo e qualquer candidato precisa apresentar um plano de ação parlamentar ou plano de governo. O plano é originado na plataforma política e nos temas relevantes que a comunidade aponta através de pesquisas de sondagem. Este plano é o documento inscrito, um compromisso que o candidato assume perante seus eleitores. É o conjunto de propostas de ações que o candidato, sendo eleito, irá trabalhar e lutar a favor da comunidade que ele representa. 

Com o plano na mão o candidato e seus colaboradores precisam levar em consideração três pontos fundamentais para que seu plano saia do papel e abordagem seja eficaz.

1.Conhecer as verdadeiras funções básicas do cargo. Vejamos para vereador, por exemplo: Função Legislativa, Função Fiscalizadora e Assessoramento, para que na hora da abordagem ao eleitor suas ideias e propostas estejam sintonizadas dentro dos limites da função do cargo.

2.Focar a campanha no seu eleitor alvo, aqueles que integram um bloco de eleitores que possui número suficiente de votos para elegê-lo(a).

3. Buscar voluntário, lideranças, formadores de opinião e os condutores (indutores) de votos.

Como profissional de marketing político, na busca pela conquista dos votos necessários para que você seja eleito, chamo a atenção para três categorias dessas lideranças, que merecem um esforça maior e que têm um maior relevo no processo de conquista e manutenção do eleitorado:

1- As lideranças domiciliares;

2- As lideranças comunitárias;

3- As lideranças profissionais e de trabalho.

Com várias janelas de divulgação fechadas, sem dúvida essa será a campanha politica do corpo a corpo, de envolver pessoas, voluntários, exército na rua. Certamente a campanha política será tanto mais eficiente quanto maior o número de pessoas que estejam envolvidas no trabalho de conquista dos eleitores.

A eleição é um grande evento e um importantíssimo motivador para estas participações. Conquiste adeptos para a sua causa e faça deles cabos eleitorais.

É por isto que cresce de importância o trabalho dos voluntários que, em sintonia com os candidatos, os dirigentes de campanhas e cabos eleitorais, se disponham não apenas a votar com o partido, mas o trabalhar pelo candidato. Este trabalho é necessário para a implantação dos vários esquemas operacionais da campanha. É também importante no processo de divulgação, aumentando a repercussão da mensagem do candidato, junto a pequenos grupos.

Qualquer candidato, veterano ou iniciante, deve procurar, na medida do possível, contar com o apoio ou a assessoria de profissionais de propaganda, marketing, imprensa, relações públicas e pesquisas, a fim de assegurar o respaldo técnico necessário para a formulação adequada das estratégias e diretrizes adotadas na campanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.