0

Por Maglon Ribeiro
Consultor em Marketing Político e Campanhas Eleitorais.

1.Não trabalhar a pré campanha:

Um pecado imperdoável.O que se percebe é que a maioria dos candidatos não vem trabalhando a pré campanha. Muitos estão esperando para o período oficial, a partir de 16 de agosto, quando não haverá mais tempo para desenvolver certas ações que podem ser feitas agora.
A eleição de 2016 será diferente pelo seu período oficial, apenas 45 dias. No entanto a legislação permite que na pré campanha que os pré candidatos possam trabalhar e desenvolver ações visando ampliar seu raio de ação do candidato, sobretudo na  exposição de plataformas e projetos políticos.
Além disso, é necessário nessa fase organizar a equipe, elaborar a plataforma de campanha, definir suas bases eleitorais e os segmentos de atuação eleitoral, procurar apoios, fortalecer sua relação com o eleitor, melhorar e fazer a comunicação sobre a sua gestão se você estiver no governo, fazer o orçamento da campanha, enfim, planejar  para construir a sua vitória.
Sem dúvida, a vitória de muitos candidatos vai depender do trabalho que ele desenvolveu na pré-campanha.

2.Não planejar a campanha:

Evite este pecado enquanto há tempo. Planejamento é o que sua campanha mais precisa para se manter organizada. Sem um planejamento adequado, ela não é mais do que um jogo de adivinhação e seu sucesso vai depender de sorte.
Administrar uma campanha é como dirigir uma empresa – para ter sucesso, você precisa saber para onde vai e como chegar lá. No calor da eleição, você vai estar ocupado demais para mapear estratégias e táticas.

3. Não utilizar a internet de forma profissional:

Este pecado é de praticamente todos os candidatos.O candidato hoje em dia não é mais refém de um jornal, televisão ou rádio para trabalhar a sua imagem junto ao público. A internet revolucionou a comunicação e consequentemente o campo da comunicação política. Os candidatos, no entanto não veem aproveitando essa importante ferramenta como deve. Postar notícias, banner evasivos, sem uma estratégia de sustentação é cair na mesmice de muitos. Procure fazê-lo de forma profissional.

Marketing político digital permite criar uma imagem positiva do político e protegê-la em direção à eleição que estará disputando. Criar uma comunidade engajada e envolvida, que defende seus pontos de vista e acredita em um ideal comum. É lutar contra a apatia frente à política e incentivar debates e discussões utilizando esse meio.

4.Não ter uma bandeira específica:

O quarto pecado mortal que eu percebo é o candidato não focar, não direcionar a campanha. A maioria dos candidatos fala de tudo, educação, saúde, social, esporte e lazer, segurança, etc, atira pra todo lado e não aceta ninguém; trazem propostas até fora das atribuições  do seu cargo. Ou seja, não transmite uma identidade específica em sua plataforma. O Eleitor olhar para esse candidato e ver que na verdade ele não define nada.
Neste caso é fundamental entender o cenário político como parte de um contexto muito mais amplo, que envolve toda a vida dos cidadãos, o cotidiano em sua cidade, no bairro, na rua. Aliar as demandas do eleitorado do seu segmento em um discurso coerente é um grande desafio que pode ser terminante para o sucesso de sua campanha eleitoral. Por isso a necessidade de estabelecer um foco, elaborar uma plataforma com temas relevantes que sintonize com os anseios do seu público alvo.

5. Não procurar ser diferente:

Este erro é o mais comum, o mais mortal de todos candidatos. Este pecado é aquele que leva o candidato ser mais um no meio da multidão. O Eleitor esta cansado de politica, esta cansado de candidato, o eleitor quer uma novidade, o eleitor quer candidato diferente. O grande desafio do candidato ou candidato (a), neste aspecto, é ser destacado(a), ser relevante, ser conhecido e ser diferente dos outros candidatos. Não adianta você se apresentar com uma proposta de renovação, mudança e fazer a campanha igual a todos os outros. O eleitor olha e enxerga todos os candidatos iguais, concluindo então que todos são farinha do mesmo saco. Portanto se você consegue colocar em sua campanha dois ou três pontos  diferentes que mostra que você é a novidade, certamente você vai sair na frente de todos os outros.


Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.

 
Topo