0

O chefão do Facebook, Mark Zuckerberg, surpreendeu a internet ao revelar que usava uma fita adesiva para cobrir sua webcam.

O método, apesar de parecer arcaico, é uma maneira segura de se prevenir contra espionagem e ganha cada vez mais adeptos mundo afora.

De acordo com uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (28/6) pela Kaspersky Lab, 39,8% dos internautas globais cobrem a câmera do seu computador com algum material.

Desses, 17,8% dos internautas usam um post-it, 17,2% bloqueiam a câmera com um band-aid e apenas 4,8% são adeptos à fita adesiva na hora de se proteger.

Os especialistas da Kaspersky Lab destacam que os ataques capazes de tomar o controle de uma webcam são comuns ao redor do mundo e que, nos últimos 12 meses, foram identificados mais de 3,8 mil deles somente no Brasil.

Nem mesmo as plataformas móveis estão livres do problema. A empresa de segurança diz que já existem vírus para smartphones Android que permitem ao cibercriminoso gravar chamadas telefônicas, ligar a câmera e até mesmo tirar fotos sem que os usuários percebam. Para se proteger, a Kaspersky indica soluções simples, mas eficazes.

A primeira delas é utilizar um antivírus. Baixar apenas softwares originais e utilizar senhas únicas e fortes para cada serviço também estão entre as dicas.

Fonte: Leia Já.

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.

 
Topo