0

Na tarde da última terça-feira (24/05) às 17h30, foi realizada no plenário da Câmara Municipal de Barreiras a sessão inaugural do Programa Câmara Jovem, onde tomaram posse os 19 jovens que exercerão o primeiro mandato no Programa por um período de seis (6) meses, representando a população infantojuvenil do município. 


Inicialmente foi realizada a eleição da Mesa Diretora, num processo democrático com a composição de três chapas, com o voto aberto entre os jovens vereadores, sendo eleita a chapa número 1, ficando composta a Mesa da seguinte forma: Presidente eleita vereadora jovem Andrezza Yara Cardoso da Escola São José, Vice-Presidente vereadora jovem Joseanne Morais dos Santos da Municipal Francisca de Lima José, 1ª Secretária vereadora jovem Samara dos Santos Laranjeira do Colégio Estadual Antônio Geraldo e 2ª Secretária vereadora jovem Maria Vitória Silva Souza da Escola Jardim Imperial. Os trabalhos do Programa serão coordenados pela Comissão de Educação da Câmara Municipal, presidida pela vereadora Karlúcia Macêdo.


As vereadoras eleitas receberam dos vereadores presentes os cumprimentos pela composição da Mesa do Programa Câmara Jovem, bem como, as duas outras chapas que dignamente participaram do processo democrático da eleição. 


Durante o processo de eleição para composição da Mesa os vereadores jovens deram testemunho da transparência e do compromisso em representar a juventude do município. “Estamos aqui não para competir, mas para pensar com uma única cabeça, a cabeça dos jovens de Barreiras”. Falou a vereadora jovem Andrezza Rezende, eleita presidente. 

Ao concluir o processo de eleição para formação da Mesa Diretora do Programa, a Mesa que estava composta pelo presidente da Casa vereador Tito, vereador Digão Sá vice-presidente, vereadora Karlúcia Macêdo, vereador Gilson Rodrigues 1º Secretário e vereador Lúcio Carlos, cederam os lugares da Mesa para as jovens vereadoras eleitas para a Mesa Diretora da Câmara Jovem, que conduziram os trabalhos desta primeira sessão.

O momento foi marcado pela posse tanto da Mesa Diretora como dos vereadores jovens de Barreiras, que no período de seis (6) meses irão além de representar a juventude do município, apresentar anteprojetos de Lei a serem debatidos entre eles e os vereadores barreirenses. 

Vale destacar que a iniciativa da implantação do Programa, instalado em 26 de abril de 2016, por força da Lei 1.141 de 30 de dezembro de 2014, registra mais um exemplo de democracia no Legislativo de Barreiras, que visa com este ato promover a inserção dos jovens o mais cedo possível no processo da consciência política transformadora do município, bem como despertar no jovem a consciência da cidadania, a responsabilidade social e a participação no Legislativo de Barreiras.


O presidente Tito ao fazer uso da palavra manifestou sua satisfação e confiança no sucesso do Programa Câmara Jovem de Barreiras dizendo aos jovens vereadores que eles irão a partir de agora ocupar o espaço do Poder Legislativo para debaterem sobre as necessidades do município. “Vocês terão a partir de agora toda condição de fazerem uma boa representação da nossa comunidade, trazendo os anseios da juventude e levar adiante a Câmara Jovem de Barreiras”. Disse o presidente Tito.

Durante a sessão grande parte dos jovens vereadores ocupou a Tribuna Popular e fizeram uso da palavra demonstrando a satisfação pela iniciativa da Câmara Municipal em instalar o Projeto no município. “Externo minha satisfação em fazer parte deste projeto, acredito que poderei contribuir para a transformação enquanto cidadã. É com muito entusiasmo e responsabilidade que irei representar meus colegas trazendo nossas demandas neste espaço de discussão”. Frisou a jovem vereadora Joseanne Morais dos Santos. 

A jovem vereadora presidente Andrezza Cardoso, ao encerrar a sessão, emocionada e recebendo os aplausos de toda a plateia que lotava as galerias, externou sua satisfação e falou da responsabilidade e compromisso enquanto presidente da Câmara Jovem, agradecendo a todos pelo voto de confiança. 

As próximas sessões serão realizadas nos dias: 26/06, 31/08, 28/09, 26/10 e 30/11, sempre as 17:30h no Plenário da Câmara Municipal. 

São 19 vereadores jovens eleitos para realizarem o Programa Câmara Jovem, são eles: 

Aline Silva dos Santos 

Andrezza Yara Cardoso 

Crislane Barbosa Silva 

Elane Cristina Silva Souza 

Érida Cardoso Alecrim 

Flaviano Gomes de França Sobrinho 

Gabriel de Szechy Viigna 

Gabriel Gomes da Silva 

Gleissika Kamila de Almeida 

Gustavo Catão Dias 

Gustavo Gabriel da Silva Cavalcante 

Joseanne Morais dos Santos 

Karen Vitória da Silva Dantas 

Larissa Oliveira Brito 

Luis Carlos Dias Vieira 

Maria Vitória Silva Souza 

Nicole Gabriele da Silva Santos 

Samara dos Santos Laranjeira 

Tayane Guimarães dos Santos 

Ascom – Câmara Municipal de Barreiras.

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.

 
Topo