0

Patrimônio histórico de Bom Jesus da Lapa, o casarão colonial datado de 1916, localizado na Praça do Livro, tem agora uma importante utilidade: ele passa a abrigar a Casa de Cultura Professor Antônio Barbosa, que agrega também a Biblioteca Pública Leonor Magalhães Cézar e a Academia de Letras da Cidade. Para tanto, o imóvel onde já funcionou a primeira Prefeitura e também a delegacia da cidade passou por uma intensa reforma e foi oficialmente entregue à população lapense na última sexta-feira (27), pelo prefeito Eures Ribeiro.

A obra, que contemplou os serviços de restauração estrutural e pintura, com a conservação dos aspectos históricos e arquitetônico, além da troca de toda a parte elétrica e hidráulica, custou aos cofres públicos cerca de R$ 225 mil. 


O prefeito Eures Ribeiro destaca que o local abrigará ainda o Núcleo de Apoio e Atendimento Especializado ao Aluno (NAAE). “Era um crime ver um prédio histórico desse sendo corroído pelo tempo e correndo o risco até de cair em cima das pessoas que transitam por ali. Por isso fiz questão de reformá-lo e dar a ele uma utilidade pública, de modo a conservar a história e, ao mesmo tempo, projetar o futuro. Nada mais apropriado do que uma Casa de Cultura em uma praça que leva o nome de Livro porque fomenta a leitura”, ressaltou.

Segundo o consultor da obra, Danilo Almeida, quando a empresa responsável pela reforma chegou ao local encontrou um imóvel totalmente abandonado. “Pegamos um local bastante degradado, com risco iminente de desabamento, pois a infiltração já havia atingido o teto e parte dele cedeu. Isso fez com que executássemos os trabalhos de forma mais lenta e cautelosa. Hoje, entregamos um local totalmente novo e seguro, com palco e salas que serão preenchidos de cultura”, disse.

Ascom.BJL

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.

 
Topo