NOVO BLINDADO BRASILEIRO QUER ASSUMIR O POSTO DE "CAVEIRÃO". - Tv Web Barreiras

Notícias Recentes

13 de abr de 2016

NOVO BLINDADO BRASILEIRO QUER ASSUMIR O POSTO DE "CAVEIRÃO".


Realizado nessa semana no Rio de Janeiro, a feira de segurança, tecnologia e assuntos militares LAAD tem como destaque um novo veículo blindado desenvolvido no Brasil. O Avibrás Guará 4WS é uma viatura feita para ser utilizada por forças policiais. Ele combina blindagem, capacidade off-road e agilidade em ambientes urbanos, e tem como clientes potenciais as forças de segurança pública que hoje são atendidas por modelos importados.

No Rio de Janeiro, por exemplo, o BOPE comprou nos últimos anos uma frota de blindados feitos na África do Sul. O Guará 4WS, por outro lado, foi desenvolvido pela Avibrás, empresa localizada no Vale do Paraíba (SP) com mais de 50 anos de tradição, e que tem no currículo sucessos mundiais como os veículos lançadores de foguetes Astros, vendidos para o exterior e utilizados em combate no Oriente Médio.

Considerado uma viatura blindada leve, o Guará 4WS mede 5,66 m de comprimento e tem um peso de combate de 10 toneladas, com capacidade de carga de 2,5 toneladas. Ele pode transportar de 5 a 10 policiais ou soldados em seu interior, e oferece proteção balística nível III, resistente a tiros de fuzil de 7,65 mm. A parte inferior possui estrutura e materiais resistente a minas, e a proteção contra explosivos do tipo IED suporta a ação de até 50 kg de TNT.



Blindagens adicionais podem ser montadas graças à característica modular do projeto. Há seteiras - pequenas aberturas por onde os tripulantes podem atirar - e um equipamento completo de comunicação e vigilância.

A motorização não foi divulgada, mas deve se tratar de um propulsor a diesel com pelo menos 250 cavalos de potência - segundo o fabricante, a relação peso-potência é de 25 cv/ton. Com tração 4x4 e suspensão independente nas quatro rodas, o Guará também possui um sistema de esterçamento das rodas traseiras que proporciona um raio de giro de 6 metros, comparável à de picapes médias.

Fonte: quatro rodas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.