LIMINAR IMPEDE EXAME TOXICOLÓGICO PARA MOTORISTAS DA BAHIA. - Tv Web Barreiras

Notícias Recentes

8 de abr de 2016

LIMINAR IMPEDE EXAME TOXICOLÓGICO PARA MOTORISTAS DA BAHIA.


Contran tornou obrigatório o exame para as categorias C, D e E.
Detran-BA recorreu à Justiça para suspender resolução.

A Justiça Federal da Bahia concedeu liminar ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA), nesta sexta-feira (8), que desobriga o órgão a cumprir a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que determina que motoristas sejam obrigados a fazer um exame toxicológico chamado "teste do cabelo". A medida é voltada aos condutores que já têm carteira de habilitação nas categorias C, D e E, ou seja, motoristas de ônibus, caminhões e carretas, e também para os que desejam tirar a primeira via do documento.

A liminar foi assinada pelo juiz Ávio Mozar José Ferraz de Novaes. Ainda segundo a Justiça Federal, o Detran recorreu por entender que a resolução não tem aplicabilidade técnica e gera um alto custo para os condutores.

Alguns motoristas que deram entrada na renovação do documento no Detran-BA, desde que a resolução do Contran entrou em vigor, estão com a carteira de habilitação retida no órgão. Segundo informações do diretor do Detran-BA, Lúcio Gomes, não há data prevista para liberação das carteiras porque o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) ainda será notificado da decisão.

"A medida é em caráter de urgência, eles [o Denatran] devem cumprir quando estiverem cientes da decisão, que foi conseguida agora [nesta sexta-feira]. Como o sistema é nacional, o Denatran precisa liberar para que a gente possa executar o comando das carteiras", explicou Gomes.

O Detran-BA informou por meio de nota, que quase sete mil carteiras dos processos que exigiam o exame toxicológico na Bahia devem ser liberadas.

O presidente do Sindicato dos Rodoviários de Salvador, Hélio Ferreira, informou que a resolução do Contran criou prejuízos à categoria. Segundo ele, alguns motoristas de ônibus da capital baiana estavam impedidos de exercer a profissão, por conta da exigência do teste toxicológico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.