FÓRUM DISCUTE REGULARIDADE AMBIENTAL EM 445 ASSENTAMENTOS BAIANOS. - Tv Web Barreiras

Notícias Recentes

12 de abr de 2016

FÓRUM DISCUTE REGULARIDADE AMBIENTAL EM 445 ASSENTAMENTOS BAIANOS.


A regularização ambiental de 445 assentamentos baianos, onde residem 31 mil famílias, está sendo discutida no III Fórum de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), nesta terça-feira (12), no auditório da superintendência regional do Incra na Bahia. 

O encontro objetiva apresentar aos movimentos sociais os passos para a obtenção do Cadastro Ambiental Rural (CAR), que é obrigatório. No estado, esse registro é denominado de Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir). 

Essa é a terceira edição do Fórum de Ater, em 2016. Em todos os encontros foram abordados pontos determinantes para o cumprimento das metas da última fase do convênio de Assistência Técnica do Incra, prestada pelo governo do estado. Esse convênio foi firmado em 2008 e pode se estender até meados de 2017, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). 


Metodologia participativa

O superintendente regional do Incra/BA Luiz Gugé ressaltou a importância de realização dos fóruns. “A participação das representações dos trabalhadores rurais e os planejamentos das metas minimizam possíveis dificuldades futuras”, enfatiza. 

De acordo com o chefe da Divisão de Desenvolvimento do Incra/BA, Victor Fernandes, estão sendo apresentadas as necessidades de identificação das áreas de Reserva Legal e as metodologias de recuperação de áreas degradadas. 

“Além disso, é preciso que sejam identificadas as infraestruturas existentes que necessitam de autorização ambiental nas áreas de reforma agrária”, pontuou. 

Cefir 

O assessor especial, Aldo Carvalho, do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), órgão do governo do estado responsável pelo cadastro ambiental, explicou que o Cefir é uma plataforma digital web para cadastro ambiental de propriedades rurais da Bahia. 

“O sistema possui um módulo só para assentamentos rurais, concluído ano passado”, ressaltou Carvalho. O cadastro dos assentamentos no sistema será realizado pela Assessoria Técnica do Incra.

Presenças 

Participaram do evento, o chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Edson Valadares, a superintendente de Políticas Territoriais e Reforma Agrária (Sutrag), Renata Rossi, o gestor da Superintendente Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), Ivan Fontes, e o representante da Secretaria de Recursos Hídricos (Sihs), Jackson Ornelas. 

O Fórum contou com a presença de representantes de 12 movimentos sociais de luta pela terra no estado da Bahia. 

Assessoria de Comunicação Social do Incra/BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.