ELEIÇÕES 2016: OS TIPOS DE ELEITORES QUE OS CANDIDATOS PODERÃO ENCOTRAR. - Tv Web Barreiras

Notícias Recentes

25 de abr de 2016

ELEIÇÕES 2016: OS TIPOS DE ELEITORES QUE OS CANDIDATOS PODERÃO ENCOTRAR.


Por Maglon Ribeiro

Consultor em marketing político e pesquisas eleitorais

Eleitor coruja

É aquele fiel, que vota no mesmo candidato em todas as eleições. Está atento, gosta de política, no entanto, não interessa se o político faz muito ou pouco, ele sempre vai dedicar seu voto a ele.

Mantêm as mesmas orientações eleitorais entre uma eleição e outra. Estes eleitores são os que votam sempre na mesma força política, normalmente já têm a sua preferência eleitoral definida muito antes do começo da campanha eleitoral e representam a principal base de apoio do candidato ou dos partidos.

Eleitor indeciso

Aquele que não sabe em quem votar, ou porque não entende de política ou porque não se interessa em nenhum dos candidatos. É aquele que até no dia da eleição não sabe para quem vai dar o voto. Pode ser até que ele goste de um ou de outros, mas a indecisão sempre faz ele votar no errado!

Estes eleitores são os que oscilam nas suas preferências. Neste sentido, durante as campanhas eleitorais uma percentagem mais ou menos consistente do eleitorado considera a hipótese de mudar a sua opção de escolha em relação à eleição anterior. Nesse grupo de indecisos, altamente suscetível de ser influenciado pelo contexto em que se realiza a campanha eleitoral, há quem efetivamente decida mudar de voto e quem opte, pelo contrário, por manter-se fiel.

Eleitor que não vota

Há uma parte do eleitorado que se abstém, tendo, em geral, um nível de envolvimento muito fraco na esfera política, um maior distanciamento em relação aos partidos e um menor interesse e conhecimento sobre a atualidade política.

Maria vai com as outras

Aquele que vota no candidato, sem conhecê-lo, porque ele está na frente das pesquisas ou porque um parente indicou. É aquele que pega o santinho, guarda na carteira, pega somente no dia da eleição, e depois joga fora. Se você perguntar a ele, em quem votou, ele não se lembra.

Eleitor tatu

Aquele que não quer saber de política, fica dentro do buraco e de lá não quer sair. Não quer saber de candidato, não houve propostas e nem se quer sabe o que está acontecendo ao seu redor. É aquele que se você pedir para ele te citar o nome de cinco vereadores da sua cidade , ele não dá conta.

Eleitor formiga

É aquele que se deixa seduzir-se por um aperto de mão, e é claro por um 'agrado', seja uma telha ou uns tijolos para construir sua casa. Só pensa em trabalhar, seguir sua vida, independente de política, mas é claro está sempre atento as oportunidades que pode surgir em sua vida caso o candidato seja eleito.

Eleitor papagaio

É aquele que vive para repetir. Ele repete o que houve no rádio e na televisão, nas rodas de amigos, as conversas de bairro. Não tem opinião própria mais conhece todos os políticos trambiqueiros. Dá notícias de todos os erros e acertos. Mas na hora de votar nem sempre faz a escolha certa.

Eleitor cascavel

Aquele que tem raiva de política e dos políticos. Fala mal de todos que conhece. Na sua cabeça político é tudo igual: corrupto. Sempre anula o voto ou vota em branco. Faz apologia ao amigos para não votar em ninguém.

Eleitor cidadão

Aquele que vota de forma consciente, que busca conhecer a trajetória política dos candidatos, que não se vende por agrados e dinheiro; ele sabe que seu voto tem poder e fortalece a democracia; ele conhece candidato ficha suja e rejeita; lê sobre política e acompanha o trabalho dos re

Eleitor quente

Aquele que declara o voto ao candidato, é fiel. Não o rejeita de jeito nenhum. Este faz parte dos votos cristalizados que candidato tem. Faz campanha e assume que é cabo eleitoral .É aquele que você pode confiar e contar com ele na equação que resultará na totalização dos votos.

Eleitor morno

É aquele que também faz parte dos eleitores de votos que o candidato considera consolidados ,o candidato o tem como fiel, é amigo pessoal do candidato, mas vive numa temperatura morna, ou seja nem quente nem frio, pode ser até um parente próximo, mas por motivos bem pessoal, rejeita o candidato politicamente. Para a sua consciência declara gosto muito de X, é meu amigo, mas voto é de Y.

Eleitor Pragmático

Comporta-se a partir da avaliação das ações administrativas do governo e opta por um candidato a partir de questões de natureza pragmáticas e depositam neste um voto de confiança.

Eleitor Vasco

Este eleitor expressa uma identidade ao votar, que varia de acordo com o seu grau de informações envolvimento político. Votar para este eleitor , é um pouco como torcer para um time de futebol.

O eleitor sofisticado 

É aquele interessado por politica, envolvido no processo eleitoral, pertence a um contexto sócio econômico desenvolvido. Politizado tem alto grau de comprometimento em e manter informado sobre assuntos políticos, este eleitor vive o clima da eleição.

Eleitor Personalista 

Em muitos casos o voto das classes populares encontra-se coerentemente relacionado com o personalismo do candidato. O voto baseia-se na imagem criada pelo candidato e nos setores populares principalmente pelos meios de comunicação. Este tipo de eleitor mantem um relação de adoração pelo candidato independente de seus feitos políticos.

Lembre-se que o campo de batalha de uma eleição é a cabeça do eleitor. O contexto estrutural do eleitor influencia o comportamento político e o destino do voto e uma grande parcela do eleitorado, que guia-se por percepções abstratas ou qualidades pessoais do candidato.

Então esteja preparado para as várias situações em que você, candidato, poderá enfrentar no processo eleitoral. Como dizia Brizola: “ a política ama a traição, mas abomina o traidor”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.