ELEIÇÃO 2016 - AS FORÇAS DE UMA CAMPANHA. - Tv Web Barreiras

Notícias Recentes

1 de abr de 2016

ELEIÇÃO 2016 - AS FORÇAS DE UMA CAMPANHA.

Por Maglon Ribeiro

Consultor em Marketing Político e Pesquisas Eleitorais

O discurso é a primeira delas. È a base de uma candidatura.Tudo inicia com o conteúdo das propostas e ideias que o candidato traz para o eleitorado.O discurso é a substância que dá forma a ocupação do candidato no espaço político que ele quer preencher.No discurso contem os argumentos que devem ser consistentes, do momento atual para a construção de melhorias para o momento futuro.Na base do discurso estão inseridos os temas da campanha, a plataforma e o programa de ação parlamentar e ou programa de governo.

O discurso direciona o estrategista da campanha a produzir um ajuste entre conteúdo e a forma da candidatura, resultando no posicionamento, que reflete: FOCO – IMAGEM – PROPOSTAS com as expectativas e prioridades dos eleitores. Você nota que o discurso que estou tratando aqui é algo mais abrangente, não se restringindo as falas dos palanques.

Um discurso consistente é aquele que usa diretamente a fala da população, ver quais são as principais necessidades dos eleitores e quais os principais problemas da cidade. O discurso deve ser voltado para os eleitores; assim o candidato aumenta a confiança diante deles.O foco do discurso leva em conta as demandas mais imediatas do eleitor.Dele devem ser extraídos o slogan(as palavras-chave para compor a identidade do candidato), a letra do jingle, o argumentos para as falas em cada segmento ou região geográfica que o candidato irá explorar na campanha.Portanto, resultados de pesquisa,os quais trazem o cenário eleitoral, a motivação de voto, as referencias racional e emocional.Quando o candidato fundamenta seu discurso através de pesquisas, naturalmente foge da mesmice, generalidades e expõe pontos concretos, factíveis, no âmbito da esfera de poder que pleiteia, caso seja bem orientado.

Planejamento

A segunda força é o planejamento, a organização da campanha. Uma campanha bem planeja da é o ponto de partida para a vitória nas urnas. Volto a enfatizar o que já expôs anteriormente, em outro artigo, a cerca do que consiste uma campanha bem planejada:

Aproveitar melhor os recursos disponíveis – dinheiro, pessoas, tempo, apoios, etc. - que, geralmente, são escassos. Quando os recursos são poucos, então o segredo é saber usá-los da forma mais eficiente possível.

Ter um maior controle do desenvolvimento da campanha. Por exemplo, avaliar se os objetivos estão sendo atingidos ou não, saber se as tarefas estão sendo cumpridas em tempo e forma, etc.

Melhorar o trabalho em equipe, promovendo uma visão compartilhada das metas que se pretende alcançar em cada momento da campanha. Conhecendo os objetivos procurados, os militantes, simpatizantes e colaboradores compreenderão melhor a importância da sua tarefa na estratégia geral.

Distribuir as responsabilidades e descentralizar as tarefas, evitando a concentração e a sobrecarga de trabalho em umas poucas pessoas.

A terceira força é o marketing. Marketing é o conjunto de atividades que visa garantir a maior adesão possível a um candidato, maximizando os potenciais do mesmo.Define os canais e as forma de abordagem de comunicação,de acordo com a realidade local.As ferramentas de marketing devem ser usadas em campanhas eleitorais independente do porte, se grande ou pequena.A estratégia de marketing vai definir entre outras coisas um bom material de propaganda, adequado e dimensionado nos objetivos da comunicação,a linguagem , as redes sociais, material jornalístico, os programas de rádios do horário eleitoral gratuito, táticas de articulação e mobilização.



A quarta força é o aporte de recursos para bancar a campanha. Fazer campanha sem dinheiro é mera ilusão. Já perdi uma campanha eleitoral, a qual fui coordenador de marketing, por falta de recursos no dia “D” .Faltou dinheiro para botar o exército na rua no dia da eleição.Com recursos pode-se prover todas as áreas para a batalha final.Os recursos financeiros constituem a mais importante munição para uma campanha eleitoral.A combinação eficiente dessas quatro forças será decisiva para o triunfo eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.