CULTURA INDÍGENA – TRIBO KIRIRI / ONG FILHOS DA MÃE TERRA. - Tv Web Barreiras

Notícias Recentes

21 de abr de 2016

CULTURA INDÍGENA – TRIBO KIRIRI / ONG FILHOS DA MÃE TERRA.


A vereadora MarileideCarvalho em parceria com a Ong Filhos da Mãe Terra, realizou o plantio de mudas frutíferas nativas do cerrado na Aldeia dos índios Kiriris, localizada no Centro de Treinamentos de Irrigantes da Codevasf – CTI, no município de Barreiras, na terça-feira (19/04), Dia do Índio. Essa foi mais uma ação realizada pelo seu Projeto Integração Ambiental - Arborização dos Bairros, Escolas e outros. Ao proprietário e funcionários do Viveiro Taquara o agradecimento pela doação das mudas.

Considerada “tarde de cidadania, de lição de vida”, como disse Marileide Carvalho, foi um momento de grande experiência, de vivência naquela aldeia, de conhecimento dos seus costumes através da partilha de vida, das danças indígenas e especificamente da aproximação da real situação que vive aquela tribo. Os costumes da aldeia encantaram o grupo, que ali estava para essa ação de cidadania, mas acima de tudo, mostrou a resistência de um povo que mesmo com o abandono e o descaso dos poderes públicos e da Funai órgão responsável pelas causas indígenas, não abandonam seus hábitos, suas tradições e sobretudo sua força de lutar como disse o Sr. Carlito cacique da tribo. 


Marileide Carvalho firmou compromisso com a aldeia, de continuar contribuindo com a melhoria da qualidade de vida da tribo, buscando formas de restituir ao índio a nossa dívida histórica social e cultural. 

Vale ressaltar que a Ong Filhos da Mãe Terra, é uma organização da Embaixada Mundial dos Ativistas Pela Paz, com delegação em diferentes países e coordenada no município pela jovem estudante Elane Cristina e um grupo de voluntários, com o objetivo de desenvolver ações sustentáveis de cidadania que garantam a continuidade da vida dos seres humanos em harmonia com a Mãe Terra. 

Assessoria de Gabinete/Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Tv Web Barreiras. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog Tv Web Barreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada ou que esteja sem identificação.